RESENHA SOBRE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: ESTUDOS COMPARATIVO EM RATOS HIPERTENSOS NÃO TRATADOS E TRATADOS COM INIBIDOR DA ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA
Ensaios: RESENHA SOBRE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: ESTUDOS COMPARATIVO EM RATOS HIPERTENSOS NÃO TRATADOS E TRATADOS COM INIBIDOR DA ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anycarvalho • 28/3/2015 • 240 Palavras (1 Páginas) • 1.245 Visualizações
RESENHA
Cicatrizaçao de feridas: Estudo comparativo em ratos hipertensos nao tratados e tratados com inibidor da enzima conversora da angiotensina.
O processo de cicatrizaçao exerce influencia de fatores ambientais e fisiológicos, com participação de vários elementos e setores do organismo, recebendo influência na qualidade da cicatrização.
Os medicamentos para hipertensão arterial, podem ou não interferir no processo de cicatrização de feridas de ratos?
Sabendo-se que a hipertensão arterial sistêmica é um problema de saúde publica nos países desenvolvidos, e o objetivo do tratamento é reduzir o risco de morbidade e mortalidade por conta das lesões em órgãos – alvo.
Considerado o medicamento padrão, o captopril foi o primeiro IECA descoberto na classe de drogas anti-hipertensivas.
O objetivo deste estudo, é constatar se há interferência da hipertensão arterial não tratada e da hipertensão arterial tratada com inibidor da enzima conversora da angiotensina (captopril) no processo de cictrização de feridas cutâneas em ratos.
O método utilizado para estudo, foi a utilização de 111 ratos, da linhagem wistar, machos adultos, provenientes do biotério central da PVC PR; distribuido em quatro grupos: grupo de controle normotenso e grupo de controle hipertenso, grupo experimento e grupo aferição. O grupo de controle normotenso apresentou cicatrizes mais resistentes nos tempos iniciais, porem, no 14º dia, a diferença nao era significante.
Neste estudo, os autores concluíram que durante o período de estudo não houve diferença entre hipertensos tratados e não tratados, afirmando que o uso do captopril não inibe a cicatrização cutânea em ratos.
...