Reciclagem
Artigo: Reciclagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafinhavbb • 25/5/2014 • Artigo • 633 Palavras (3 Páginas) • 559 Visualizações
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.
A reciclagem é utilizada em novos projetos como o uso de pneus na fabricação de asfaltos. Uma iniciativa do Consórcio Univias comprova que a tecnologia de reaproveitamento de pneus descartados pode ser adaptada à realidade brasileira. Além de trazer mais economia, resolve um grave problema ambiental. Brasil descarta anualmente mais de 30 milhões de pneus velhos em lixões, depósitos, quintais de casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas. Uma solução simples, mas eficiente, aplicada pelo Consórcio Univias pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. O chamado asfalto-borracha utiliza em sua composição a borracha de pneus sem condições de rodagem é uma alternativa não somente econômica mas um ganho de valor incomensurável para o meio ambiente.
Sem falar na economia de 120 mil toneladas do asfalto propriamente dito, o derivado do petróleo usado para pavimentação de estradas. O grande problema dos pneus é que a sua principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, não se degrada facilmente no meio ambiente.
Outro projeto do uso da reciclagem é garrafas pet se transformam em aquecedor solar. Um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro. O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, a diferença está justamente do material utilizado. A água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul. O sistema pode abastecer dois banheiros e custa em média um investimento total de R$ 85,00. Com isso se consegue economizar até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.
Um dos seus beneficios é a sua capacidade de poupar recuros. O papel reciclado utilizado, propicia uma economia de 50% menos água, 75% menos energia para cada tonelada de papel produzido.´
A reciclagem de uma tonelada (1.000kg) de latas de alumínio economiza 95% de energia.
A energia gasta para reciclar uma tonelada (1.000kg) de vidro é 65% menor do que a gasta na fabricação do mesmo produto.
1 tonelada de cacos de vidro equivale a economia de 1,2 toneladas de matérias-primas
Esse processo não só poupa energia, mas também reduz a retirada de matéria prima na natureza.
Tomemos como exemplo: Cada tonelada (1000 Kg) de papel fabricado com sobras de papel evita a derrubada de 40 a 60 árvores de eucalipto com 6 anos de idade. Além disso, o método consome apenas metade da energia gasta no processo tradicional e utiliza uma quantidade de água 50 vezes menor. Uma tonelada (1000 kg) de plástico reciclado economiza 130 quilos de petróleo, que é uma fonte esgotável.
...