Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico (PPP)
Por: 73308242168 • 26/6/2023 • Trabalho acadêmico • 1.445 Palavras (6 Páginas) • 94 Visualizações
OS EFEITOS DO MICROAGULHAMENTO
ASSOCIADO AO ÁCIDO ASCÓRBICO NO
TRATAMENTO DE REJUVENESCIMENTO FACIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Vivia Aliny Dias Martins
Ligia Vanessa Hartmann Novaki
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI BIOMEDICINA (FLC29975BBI) – Trabalho de Graduação 17/06/2023
RESUMO
A busca por tratamentos estéticos cresceu muito atualmente, e o mais procurado é o rejuvenescimento facial. Um dos procedimentos que ajuda neste tratamento é o de microagulhamento, que consiste na perfuração da pele e estimula a produção de colágeno. Ativos cosméticos como o ácido ascórbico que possui uma ação antioxidante, estimula a produção de colágeno, combate os radicais livres e reduz a formação de melanina na pele, podem ter seus efeitos potencializados se associado ao microagulhamento. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi fazer uma revisão na literatura para identificar os efeitos do microagulhamento associado ao ácido ascórbico no tratamento de rejuvenescimento facial. Foi realizado uma revisão de literatura através das ferramentas de buscas Google Acadêmico, PubMed e Scielo e dos resultados encontrados foram selecionados 4 artigos de acordo com o critério de inclusão e exclusão deste trabalho. Com base nos estudos encontrados, conclui-se que o microagulhamento associado ao ácido ascórbico possui efeitos positivos no tratamento de rejuvenescimento facial, como a melhora nos aspectos e aparência da pele, porém existem poucos estudos experimentais sobre os mecanismos de ação e efeitos desta combinação, o que reforça a necessidade de mais pesquisas aplicadas na área.
Palavras-chave: Ácido ascórbico; Microagulhamento; Rejuvenescimento facial; Pele.
1. INTRODUÇÃO
A busca pela beleza, saúde e bem-estar tem crescido muito nos últimos anos, e isso fez com que as pessoas fossem atrás dos tratamentos estéticos, em especial o rejuvenescimento facial. Quando os sinais de envelhecimento surgem a partir de uma certa idade, o rejuvenescimento é uma ótima opção de tratamento, pois consiste na restauração da integridade e aparência da pele e vem se aperfeiçoando através dos avanços tecnológicos proporcionando saúde, bem-estar, melhor aparência física e maior longevidade para quem o procura (COSTA et al., 2021).
O envelhecimento é um processo natural da pele que vem com o passar dos anos, apresenta mudanças que alteram o funcionamento, aparência e até a qualidade de vida do ser humano. O envelhecimento cutâneo facial pode ser causado por fatores intrínsecos ou cronológicos, que é o processo fisiológico natural e inevitável ligado diretamente à idade, e por fatores extrínsecos ou fotoenvelhecimento que ocorre por interferências externas como fumo, álcool e a exposição solar (GOTADO et al., 2022).
O envelhecimento facial engloba a região da face e o pescoço. Os sinais de envelhecimento nessa região, seja por fatores intrínseco ou extrínseco, a pele pode apresentar rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas, cicatrizes atróficas e uma variedade de lesões benignas. É um processo inevitável da pele, mas que pode ser amenizada por tratamentos estéticos e a prática de hábitos saudáveis (RUIVO, 2014).
O microagulhamento, ou indução percutânea de colágeno (IPC), é um dos procedimentos realizados no tratamento de rejuvenescimento facial, que consiste na perfuração da derme e epiderme, estimulando a produção de colágeno sem causar perda total das células epiteliais e assim até mesmo as rugas que se comportam como cicatrizes profundas em pele fotoenvelhecida são melhoradas com o tratamento (SINIGAGLIA e FUHR, 2019).
A produção de colágeno sem provocar remoção total do epitélio estimulada pelo microagulhamento permite que ativos cosméticos como o ácido ascórbico, ou vitamina C, atinja as camadas mais profundas da pele facilitando sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres, estimulando a produção de colágeno e reduzindo a formação de melanina (GARCIA et al., 2017).
As combinações dos procedimentos estéticos com os ativos cosméticos têm sido realizadas para potencializar os resultados dos tratamentos estéticos, com isso, o objetivo deste estudo foi fazer uma revisão na literatura para identificar os efeitos do microagulhamento associado ao ácido ascórbico no tratamento de rejuvenescimento facial.
REFERÊNCIAS
ABDELRAZIK, H. Combination of skin micro-needling and topical application of tranexamic acid and vitamin C: New clinical application: A pilot study for treatment of persistent post acne erythema. Journal of the American Academy of Dermatology. 2016 may. Volume 74, Issue 5, AB
ANUNCIATO, T. P. Nutricosmétcos. 2011. 112f. Aritigo científico (Pós-graduação- Mestre em ciências) - Universidade de São Paulo- Faculdade de ciências farmacêuticas, Ribeirão Preto, 2011.
AZULAY, et al., Vitamina C. Na. Brás. Dermatol., jun. 2003, vol. 78. nº 3, p. 265-272. ISSN 0365-0596.
BARBOSA, F. S. Modelo de impedância de ordem fracional para a resposta inflamatória cutânea. 2011. 119f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
CABRAL, A.C.; BENATTI, S. Beneficios do uso de nutricosméticos em tratamentos estéticos associados ao uso de produtos cosméticos. 2010. 13f. Artigo científico (Cosmetologia e Estética) - Universidade do vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2010.
CENTRO INTERNACIONAL DE APROMORAMENTO BUONA VITA. Microagulhamento: indução percutânea de colágeno associada aos fatores de crescimento celular.
Disponível em:
http://www.ciabv.com.br/_upload/artigos_arquivos/116/3594dee8e6a860d16af0551f9449015 d.pdf. Acesso em 15 de junho de 2003.
CHAPANSKI, C. Nutricosméticos: uma estratégia contra os danos cutâneos causados pelo estress oxidativo. 2015. 13f. Artigo científico (Tecnologia em estética e Cosmética). Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
CHAWLA, Simran. Estudo comparativo de face dividida de microagulhamento com PRP versus microagulhamento com vitamina C no tratamento de cicatrizes atróficas pós-acne.
Amritsar, 2014.
COSTA, Raquel. et al. O uso do microagulhamento associado ao drug delivery no rejuvenescimento cutâneo: uma revisão de literatura. Goiás, 2021.
...