TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “PROJETO ACADÊMICOS DE PLANTÃO NO NATAL SOLIDÁRIO”

Por:   •  29/4/2018  •  Resenha  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

12º SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIT (12º SEMEX)

DE 23 A 27 DE ABRIL DE 2018

RELATO DE EXPERIÊNCIA: “PROJETO ACADÊMICOS DE PLANTÃO NO NATAL SOLIDÁRIO”

Eduarda de Souza Santos Oliveira

Gabrielle Nascimento Santos

Larissa Alexandra

Suellen Stefhane Santos Britto

(Discentes de Enfermagem da Universidade Tiradentes)

Sandro Rogério Almeida Matos Júnior

(Co-Orientador –Enfermeiro, Membro GPHEN/UNIT/CNPq)

Ângela Maria Melo Sá Barros

(Orientadora - Docente da Universidade Tiradentes)

Resumo

A extensão universitária permite ao discente descobrir um novo meio de aprendizagem, possibilitando o amadurecimento de habilidades e competências importantes para a interação social. O Projeto Acadêmicos de Plantão tem como missão, promoção da educação em saúde junto à comunidade. Em 16 de dezembro de 2017, foi realizada uma confraternização de natal, pela Pastoral da Criança e apoiada pelo projeto, para a população da comunidade no Bugio em Aracaju-Sergipe, com o objetivo de dar suporte na ação de natal, promover interação cultural, atenção às necessidades identificadas na comunidade e agregar conhecimento aos acadêmicos nos diferentes meios de atuação social na sua formação, por meio da realização de brincadeiras lúdicas e diversas dinâmicas. Os voluntários doaram refrigerante que foram servidos junto ao lanche preparado pela pastoral. Esse evento possibilitou a prática de atividades diferentes do cotidiano das crianças e mães da comunidade, os quais expressaram total descontração e felicidade, oportunizando ambos os envolvidos: os voluntários, através da aquisição de experiência e crescimento no conhecimento pessoal e profissional e a população, desenvolvendo uma promoção de melhora no seu bem-estar e na sua interação social. A ação fez-se muito importante, podendo proporcionar um natal feliz para crianças e famílias carentes. Foi possível garantir mais alegria a quem recebe e tambem a quem oferece um presente especial nesta época do ano. Na prática extensionista, possibilitou ao futuro profissional o exercício político da relação entre a teoria, à prática e a vivência.

Palavras-chaves: Extensão. Solidariedade. Pastoral da Criança.

Introdução

A extensão universitária é uma relação estabelecida entre a universidade e a comunidade sendo um processo de transferência nos âmbitos educacional, cultural e científico (GONÇALVES; VELOSO, 2016, p.540). Permitindo ao discente descobrir um novo meio de aprendizagem, possibilitando o amadurecimento de habilidades e competências importantes para a interação social (OLIVEIRA, 2015, p.19-24). O Projeto Acadêmicos de Plantão, foi criado em 2014, como extensão universitária da graduação de Enfermagem da Unit (Universidade Tiradentes), tem como missão a promoção da educação em saúde junto à comunidade, tarefa que se faz necessária no âmbito da saúde coletiva. 

Em A Cabeça Bem-feita, Morin defende que o ensino educativo deve buscar não a mera transmissão do saber acumulado, mas uma cultura que possibilite a compreensão da condição humana e nos ajude a viver, e que favoreça um modo de pensar aberto e livre. A educação, para o autor, deve propiciar a compreensão do contexto, o todo em relação às partes, as partes em relação ao todo. Para ele, o excesso de especialização do saber leva ao enfraquecimento da responsabilidade e da solidariedade. Cada um faz a sua parte, e não há consciência da corresponsabilidade pelo todo (SILVA; CUNHA, 2002, p.82).

Considerando que a educação em saúde está relacionada à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde, torna-se necessário que esta seja voltada a atender a população de acordo com sua realidade. Isto porque a educação em saúde deve provocar conflito nos indivíduos, criando oportunidade da pessoa pensar e repensar a sua cultura, e ele próprio transformar a sua realidade (OLIVEIRA; GONÇALVES, 2004, p.761).

Durante o dia 16 de dezembro de 2017, os integrantes da Pastoral da Criança, juntamente com os voluntários do projeto Acadêmicos de Plantão, realizaram uma confraternização na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bugio, em Aracaju-Sergipe, para as crianças assistidas desta comunidade. Nós do projeto arrecadamos refrigerantes e doamos para serem ofertados junto ao lanche preparado pela pastoral.

Objetivos

Interagir na ação de natal seguindo os princípios da educação em saúde; Interagir de maneira cultural na comunidade atendida; Organizar uma ação social que atenda à necessidade identificada; Agregar conhecimentos aos acadêmicos sobre diferentes meios de atuação social na formação da graduação de enfermagem.

Metodologia

Foram realizadas brincadeiras lúdicas, como futebol de tecido, escorregador, bambolê e basquete, que foram separadas de acordo com cada faixa etária e executadas por uma animadora, a qual utilizou um aparelho de som com músicas infantis para auxiliá-la. As mães e, principalmente as crianças, atingindo um total de 135, puderam se divertir. Além disso, os voluntários do Projeto Acadêmicos de Plantão doaram 47 garrafas de refrigerante as quais foram servidas ao final da confraternização junto ao lanche preparado pela Pastoral da Criança, para todos os participantes. Houve também, doações de 20 cestas básicas para as mães através de sorteios e por fim, com a ajuda do papai Noel foi distribuído brinquedos para cada criança que estava separada por comunidades presentes no evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com