Relatorio De Estagio
Dissertações: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carollreis • 19/3/2015 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 809 Visualizações
2.2 Plano de Estágio
O estágio tem como objetivo ter contato com profissionais e com as diferentes áreas de atuação, em que se pode desenvolver habilidades e práticas, e completar o processo de aprendizagem na área de atuação.
2.3 Atividades desenvolvidas
Foram realizadas atividades nos seguintes setores
2.3.1 Exame parasitológico
A técnica utilizada foi a Hoffman ou método de sedimentação espontânea é um tipo de exame parasitológico de fezes. Consiste basicamente na mistura das fezes com água, onde será filtrada por uma gaze cirúrgica e deixado em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Essa sedimentação é inserida em lâmina, feito um esfregaço e observado em microscópio. Este método detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com lugol é possível verificar a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.
2.3.2 Urinalise
A técnica utilizada foi a sedimentoscopia. Constituindo-se de pelo dos seguintes procedimentos, avaliação da cor e do aspecto, são determinados por observação direta. Análise bioquímica da urina através de tiras reagentes, que determina o pH, densidade, proteínas, glicose, sangue, bilirrubina, nitrito. E a fase final que a análise microscópica do sedimento urinário
2.3.3 Tipagem sanguínea
Exame que indentifica a tipagem sanguínea e fator RH. A determinação do tipo sanguíneo e do fator Rh é importante para avaliar casos de transfusão de sangue e também a eritroblastose fetal – quando a mãe tem RH negativo e o filho, positivo. Em uma placa dividida em A, B e D coloca-se uma gota ou 50µl de sangue total do paciente em cada letra, juntamente com uma gota do respectivo reagente (anti-A, anti-B e anti-D), homogeiniza e observa aglutinação macroscópica para determinação do tipo sanguíneo (ex: aglutinação de A e D, o resultado será A+), caso haja alguma dúvida, confirmar com o teste em tubo.
2.3.4 Processamento de materiais
O material é processado pela técnica de centrifugação, que é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrífuga a fim de se promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades. Essa técnica e usada para separar o soro das hemácias.
2.3.5 Preparo de materiais
Separas as amostras por setores, identifica-las e prepara-las para que sejam analisadas.
2.3.6 Bioquímica
O laboratório possui um aparelho o Labmax plenno, é um analisador automático programado para realizar testes bioquímicos e imunoquímicos. As análises realizadas são: glicose, uréia, creatinina, colesterol, colesterol HDL, triglicerídeos, TGO, TGP, gama GT, amilase, lípase, fosfatase alcalina, bilirrubinas, CPK, CPK-MB, proteínas totais, albumina. O aparelho solta os resultado em um intervalo de 15 a 20 minutos, dependendo de cada exame, são realizados aproximadamente 60 exames diariamente. Como é um aparelho automático a única função do funcionário é retirar os resultados, verificar se estão dentro do controle, em caso de dúvidas, repete o exame, e se persistir pedir nova amostra.
2.3.7 Coleta sanguínea
A coleta é feita em duas salas separadas, sempre supervisionada por funcionários do laboratório, onde primeiramente o braço do paciente e garoteado, é feita a assepsia do local a ser puncionado com álcool a 70%, ter escolhido a veia a ser puncionada, é feita a penetração da agulha e puxando o embolo da agulha para que o sangue entre na seringa, depois que é retirada a agulha do local o sangue e colocado em tubos previamente identificados.
2.3.8 Exames imunológicos
Proteína C Reativa (PCR)
Anti Estreptolisina-O (AEO)
Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) é um teste para identificação de pacientes com sífilis.
Anti-HIV, teste rápido.
2.3.9 Hematologia
O aparelho utilizado foi para o eritrograma o Coulter, o tubo com sangue total e EDTA homogenizado é colocado no aparelho, que resultará a contagem global de hemoglobina, hematócrito, plaquetas, linfócitos, dentre outros.
No hemograma, é feito o esfregaço com apenas uma gota de sangue, depois as lâminas são coradas e levadas a microscopia para contagem das células.
2.3.10 Coloração
...