Resenha Principe E O Mendingo
Ensaios: Resenha Principe E O Mendingo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jasonueda2010 • 7/11/2014 • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 970 Visualizações
O Livro o Príncipe e o Mendigo de Mark Twain narra à história de dois meninos que nasceram no mesmo dia na Inglaterra, porém um era Tom Canty, nascido em Londres que foi indesejado pela família e o outro era Edward Tudor que todos esperavam e almejavam seu nascimento, pois viria ser o príncipe da Inglaterra.
Tom era um menino pobre vitima de constantes agressões e humilhações de John Canty seu pai e sua avó, ele era forçado a pedir esmolas para não ser agredido. John Canty era um vagabundo bêbado, junto com sua mãe atormentavam a vida de Tom sua mãe e suas irmãs. Não obstante Tom era um menino feliz, porque não tinha a noção das injustiças de sua vida, seus amigos e todos que conhecia viviam à mesma situação, começou a tomar noção quando o padre Andrew o ensinou um pouco de Latim, ler e escrever. Era sonhador, apesar do pai e a avó o trazerem de volta à realidade através de bordoadas. Já Edward, O Príncipe de Gales era um menino mimado, porém não era uma pessoa má.
A história começa com o encontro do príncipe: cansado de sua vida limitada aos muros do palácio sem amigos para brincar sem poder andar livremente pelas ruas com Tom: o garoto miserável que sonhava em ter vida de príncipe. Ao se conhecerem se tornam amigos e descobrem afinidades e que são muito parecidos também fisicamente. O príncipe propõe trocarem de roupas, não só de roupas, mas de lugar para viverem por um tempo cada um a vida do outro. “Alguns minutos depois, o pequeno príncipe de Gales estava vestido com os andrajos de Tom, e o principezinho dos pobres estava enfeitado com a brilhante roupagem real. Os dois foram se olhar, lado a lado, no grande espelho e, oh! milagre! parecia não ter havido mudança alguma!”
Mas Edward acabou por ser confundido com Tom por engano dos criados, e mandado para as ruas sujas. O desenvolvimento da história se passa com o príncipe fora do palácio não conseguindo retornar, pois ninguém acreditava que aquele garoto maltrapilho é o verdadeiro príncipe de Gales. Cada um deles vivencia com muita intensidade a vida do outro; o menino pobre se passando por príncipe, em grandes confusões, pois não bastavam apenas às roupas de príncipe, ele não tinha noção da vida palaciana. Todos começaram a crer que o príncipe tinha enlouquecido porque ele não conseguia mais se lembrar do que já aprendera.
Henry deixara o anel com o selo real com o príncipe Edward. Agora, Henry queria o anel de volta, entretanto Tom não sabia, onde é que ele estava. Edward estava perdido, quando foi encontrado por John Canty, pai de Tom, que brigou com ele e tentou lhe dar uma surra. Edward acabou conseguindo fugir do suposto pai e encontrou um velho conhecido: Miles Hendon, o filho deserdado de um barão, namorado da linda Edith. Miles entendeu que Edward era louco, mas, depois, viu o anel real e acreditou na estória.
A dificuldade é que, tendo sido deserdado (por causa de uma trapaça de seu irmão Hugh), Miles não poderia ser recebido no palácio para contar a verdade. John Canty conseguiu afastar Edward da amparo de Miles e fez o jovem se vincular a um bando de malandros. Um deles chamado Hugo, começou a ensinar a Edward os truques para fazer assaltos. Chegou à notícia de que o rei havia morrido. O príncipe seria coroado. Edward conseguiu escapar, se deparou com um eremita desequilibrado que quase o matou, pensando que fosse mesmo o príncipe. Foi salvo por John Canty, e Hugo teve que retornar ao bando de ladrões. Depois, Miles o encontrou e o protegeu. Em companhia de Edward, Miles foi atrás de Edith, decidido a se casar, porém, quando chegou, soube que seu pai tinha morrido e que Hugh estava para se casar com sua noiva. O traiçoeiro Hugo prendeu Miles, mas Edward
...