Resenha do artigo: Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da Atenção Básica.
Por: Karen Rosa • 1/4/2016 • Seminário • 339 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
[pic 1]
Práticas Educativas em Saúde – Paula Buck
Resenha do artigo:
Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da Atenção Básica.
Aluna: Letícia Pereira da Silva dos Santos Ribeiro
RA: C9886E0
1°Semestre Enfermagem - Noturno
Campinas - 2016
Desde os princípios das necessidades do atendimento e cuidado das pessoas adoentadas, é notável o descaso com a formação especializada, onde somente a vontade de atuar nesta área era suficiente. Porém, com o decorrer do tempo após várias revoluções e melhoramentos na área da saúde, o conhecimento cientifico e as formações especializadas tornaram-se indispensáveis para exercer funções neste setor.
Atualmente enfrenta-se o desafio de conciliar o conhecimento teórico com a prática, isto impacta em diversos fatores fazendo com que o graduado seja introduzido sem a vivência que é imprescindível, pois ela que ajuda no atendimento e comunicação com paciente de forma adequada, a maneira de se posicionar como líder de setor e até mesmo gerenciar esta equipe, entre outras coisas.
É notória a necessidade de modificar as grades curriculares das graduações na área da saúde, ou oferecer cursos extracurriculares, deste modo produzindo mais conhecimento prático e abrangente. E a partir desta carência nos cursos, o Ministério da Saúde esta desenvolvendo maneiras de implantar mudanças.
A partir das necessidades, as medidas de melhoramento vendo sendo aplicadas. Foi o que ocorreu no ano de 2015 onde o curso de medicina passou de 6 anos para 8 anos, deste modo não somente ampliando a carga horária, mas tornando obrigatório alem dos estágios a atuação do profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) durante 2 anos.
A perspectiva é a continuação das modificações necessárias sempre visando à qualidade e humanização do trabalho exercido pelo profissional, além do mesmo ser capaz de fazer promoção a saúde e prevenção de doenças.
...