Resumo técnicas de reprodução assistida
Por: chi2017 • 7/8/2017 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
RESUMO sobre TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Pelotas
2017
RESUMO sobre TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Católica de Pelotas, relativo à avaliação da disciplina Bioética, como requisito parcial para aprovação nesta cadeira.
Pelotas
2017
Resumo:
O conjunto de técnicas que auxiliam o processo reprodução humana chama-se de técnicas de reprodução assistida (TRA). Estes são dividido em métodos de baixa e alta complexidade.
Basicamente existem seis tipos de reprodução assistida:
- Inseminação Artificial: baseia-se na cultura de material (sêmen) e introdução deste no trato genital feminino. Pode ser homologo se o sêmen é do parceiro ou heterologo se o sêmen é de um doador. A inseminação ainda pode ser intrauterina, se o sêmen é inserido no útero, cervical se o sêmen é inserido no canal cervical e vaginal se o sêmen é inserido na vagina da mulher.
- Fertilização in Vitro ou Transferência de embrião: A fertilização do óvulo ocorre em laboratório e depois o pré- embrião é inserido na mulher.
- Transferência intubaria de gametas: Também ocorre em laboratório e após serem processados, depois são transferidos via laparoscopia para as trompas.
- Injeção intracitoplasmática do espermatozoide: ocorre com a injeção de um único espermatozoide no citoplasma do óvulo com um aparelho contendo micro agulhas para injeção.
- Transferência de Citoplasma: mais utilizada em mulheres com mais de 40 anos, onde 10 a 20% de citoplasma de uma doadora é inserido a fim de produzir um embrião mais forte e melhor qualidade.
- Fecundação sem Espermatozoide: onde colhem-se as espermátides de homens sem espermatozoides no sêmen ou nos testículos. Estas são maturados em laboratório e inseridos no óvulo.
A taxa de gravidez diminui conforme a idade aumenta, ficando cada vez menor. Alem disso, estes processos podem causar desconforto pelos efeitos indesejáveis e também pelo acompanhamento constante que esse processo necessita.
No Estados Unidos, o Conselho Federal de Ética estabeleceu 3 máximas morais que devem ser preenchidas para a pessoa que realmente opta pela fertilização assistida: a inseminação artificial deve ser intra-conjugal; deve objetivar contornar a esterilidade, e deve objetivar uma criança que o casal quer assumir e criar.
Muitas vezes a fertilização se mostra como uma alternativa para um sistema de adoção complexo e demorado, mas isto pode não ser a melhor opção visto os altos custos deste processo.
Conclusão:
As técnicas de reprodução assistida mostram-se como alternativas para pessoas e casais com problemas reprodutivos. Porém, estes processos acarretam uma série de questionamentos, como a fertilização ser utilizada em detrimento de uma adoção ou os papéis dos indivíduos envolvidos neste processo. Por isto tudo, os vários setores da sociedade devem dialogar, analisar os inúmeros questionamentos que provém desta prática.
...