TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Safa Onça

Exames: Safa Onça. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

25min

II - DESENVOLVIMENTO:

1. RASTEJO.

Este processo é mais lento e cansativo, mas é empregado quando as cobertas e os abrigos são mínimos, quando o inimigo tem boa observação e quando a rapidez não é essencial. Mantém-se o corpo colado ao solo, segura-se a bandoleira próximo ao zarelho superior, ficando a arma deitada sobre o antebraço, sem que sua boca toque o solo. Para progredir levam-se as mãos à frente da cabeça, conservando os cotovelos no solo. Escolhe-se uma das pernas e com ela empurra-se o corpo para frente, com o auxílio da tração das mãos e antebraços. Deve-se trocar com freqüência a perna de impulsão, para evitar o cansaço.

• Rastejo

Enquadrado em uma fração, o combatente progredirá utilizando-se de um dos processos de rastejo acima, ao comando de “DE RASTOS!”

2. ROLAR.

Pode ser usado para a realização de pequenos deslocamentos laterais. Partindo da posição de tiro deitado, o homem deverá rolar tendo o cuidado de não deixar a boca da arma tocar o solo.

3. ENGATINHAR E LEVANTAR.

É o processo utilizado quando se dispõe de cobertas e abrigos de média altura, É mais lento e fatigante que caminhar e melhor que rastejar. O combatente deverá conduzir sua arma na mão direita (ou esquerda se for canhoto), cuidando para que não entre terra na boca da arma e na janela de ejeção. Enquadrado em uma fração, o soldado receberá o comando de ENGATINHAR !

• Rolamento

A escolha do processo de progressão mais adequado é função dos seguintes fatores; cobertas e abrigos existentes no terreno, posição e armamento do inimigo, velocidade que se pretende obter e esforço físico a ser despendido.

a. De acordo com a posição do inimigo, do seu armamento e das cobertas e abrigos do terreno, teremos os casos adiante especificados.

1) Progressão em região coberta ou abrigada - Utiliza-se a marcha normal e, se a velocidade for preponderante, o marche-marche.

2) Progressão em trechos de cobertura baixa - Utiliza-se o engatinhar ou o rastejo, dependendo da altura da coberta ou abrigo.

3) Progressão em região descoberta - Utiliza-se o marche-marche, a fim de diminuir o tempo de exposição ao fogo inimigo.

b. A necessidade de ganhar tempo pode levar o combatente a prejudicar um pouco sua segurança para obter maior velocidade. Assim pode-se, por exemplo progredir em marche-marche num local que ofereça cobertura baixa, a fim de não perder tempo rastejando.

c. O combatente também deve evitar o desperdício de suas energias, a fim de manter-se em condições de combater por períodos prolongados. Dessa forma, sem abusar da segurança, deve empregar o processo menos cansativo que permita o cumprimento da missão.

4. DESLOCAMENTO POR LANÇO E MARCHA RASTEJANTE.

a. O lanço é um deslocamento curto e rápido realizado entre duas posições abrigadas (ou cobertas). Deve ser realizado num movimento decidido, posto que uma parada ou um recuo podem ser fatais ao combatente. Antes de iniciar um lanço, o soldado deverá fazer um cuidadoso estudo da situação para evitar uma indecisão no decorrer do deslocamento.

b. Para uma decisão firme e acertada o combatente deve, ao preparar um lanço, responder a si próprio as perguntas que se seguem:

Para onde vou?

Responderá a essa pergunta escolhendo nas suas proximidades uma coberta ou abrigo adequado ao cumprimento da sua missão. É conveniente lembrar que um lanço em marche-marche em terreno limpo, não deve ser maior do que 15 metros. Se o percurso for longo, haverá necessidade da realização de lanços intermediários e é conveniente que o soldado escolha previamente os locais de parada.

Por onde vou?

Estuda o caminho a seguir até alcançar a posição e escolha (caso seu itinerário não esteja determinado pelo seu comandante imediato). Se for obrigado a progredir em marche-marche, deve utilizar o itinerário mais curto para evitar expor-se ao inimigo por tempo demasiado.

Como vou?

De acordo com o ponto de destino e o itinerário a seguir, será escolhido o processo de progressão mais adequado à realização do deslocamento (quando enquadrado em uma fração o comandante determinará o processo de progressão), correndo, rastejando, etc.

Quando vou?

Fazendo parte de uma fração, irá á ordem de seu comandante e no caso de homem a homem, quando o que o precedeu tenha terminado o seu lanço. Estando isolado, deve esperar o momento mais propicio para o lanço. Por exemplo:

1) quando o fogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com