TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Circulatorio

Monografias: Sistema Circulatorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  5.528 Palavras (23 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA CIRCULATÓRIO II

Trabalho apresentado ao componente curricular Anatomia I, ministrado pelo professor Haroldo Diniz e Catarina Maia, do Curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como requisito parcial para obtenção de nota, referente ao seminário.

JOÃO PESSOA

2013

SUMÁRIO:

⦁ INTRODUÇÃO .........................................................................

⦁ GENERALIDADES SOBRE ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES.............

⦁ TIPOS DE ARTÉRIAS

⦁ CAPILARES

⦁ VEIAS

1 INTRODUÇÃO

A Anatomia Humana, base para o conhecimento dos estudantes de Ciências da Saúde, é uma disciplina que abrange a perfeição do corpo humano e se preocupa em detalhar cada estrutura que o compõe. Quando a estudamosficamos maravilhados com a complexidade da organização do corpo e vemos que há um perfeito equilíbrio sobre as suas partes.Buscando explicar a anatomia do sistema circulatório II, este trabalho apontará as generalidades sobre artérias, veias e capilares, englobando a forma de distribuição desses vasos sanguíneos no corpo humano. Além disso, abordaremos a importância do sistema linfático, bem como os seus componentes e as suas funções. Não se atendo apenas a essas particularidades, exibiremos curiosidades sobre o tal assunto.

2 GENERALIDADE SOBRE ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES

Os vasos sanguíneos compõem um sistema de tubos fechados que transportam o sangue do coração em direção a todas as partes do corpo e o trazem de volta a esse órgão. Eles podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso. O primeiro constitui um conjunto de vasos que saindo do coração, vão se ramificando em ramos de menor calibre, até atingirem os capilares, onde ocorre a hematose. Já o sistema venoso é formado por um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos, os quais são de maior calibre, chegando até o coração.

Os vasos sanguíneos que transportam o sangue para fora do coração são as artérias, vasos responsáveis pelo transporte de sangue do coração rico em oxigênio e nutrientes para o organismo, são de elevado calibre. Suas paredes são espessas e formadas por tecidos musculares elásticos que consiste em três camadas, a mais interna, a túnica íntima, formada por uma superfície de endotélio liso, que é limitado externamente por fibras elásticas e possui contato direto com o fluxo sanguíneo. Na parte intermediária há a camada média ou túnica média, que é formada por células musculares lisas tendo um arranjo circular, entremeado com fibras elásticas e pequenas porções de elementos do tecido conjuntivo. Em vasos maiores, a túnica média é mais espessa e forma-se primariamente de fibras elásticas. A camada mais externa é a túnica externa, antigamente conhecida como túnica adventícia, é a mais forte das três camadas e é formada de tecido conjuntivo. Outra característica dessa camada é a presença de pequenos vasos sanguíneos, os vasa vasorum, que suprem as paredes das grandes veias e artérias.

As Artérias emitem ramos terminais e ramos colaterais, portanto é divergente.

As Artérias de ramos terminais é aquela dá ramo e o tronco principal deixa de existir por causa da sua divisão. As artérias de ramos colaterais são as que emitem ramos e o tronco de origem continua a existir.

ANASTOMOSES

É a comunicação entre duas ou mais artérias que favorecem a irrigação dos órgãos. São mais importantes no cérebro e no coração e predominantes ao redor das articulações. A função da anastomose é suprir quando uma das artérias é obstruída e serve como via alternativa para irrigar o órgão suprido.

Há três tipos de anastomoses arteriais

ANASTOMOSE TRANSVERSAL: É uma anastomose perpendicular ás duas artérias paralelas que ela une. A disposição se se assemelha a um H.

ANASTOMOSE POR INOCULAÇÃO: É anastomose que se faz entre duas artérias que se dirigem boca a boca.

ANASTOMOSE POR CONVERGÊNCIA: São entre duas artérias que se unem em um ângulo agudo, num tronco único.

As artérias se ramificam muito, tornando-se progressivamente menorese terminam em pequenos vasos, as arteríolas. A transição de uma artéria para as arteríolas é, portanto, gradual.Estas possuem de até no máximo cinco camadas de tecido muscular liso. As suas paredes são constituídas por, também, três camadas.

2.1 TIPOS DE ARTÉRIAS

ARTÉRIAS ELÁSTICAS

São artérias de grande calibre, possuem uma túnica interna bem desenvolvida com grande quantidade de fibras elásticas. Tem grande capacidade de se expandirem em cada batimento, quando o coração tem grande quantidade de sangue no seu interior, pra de imediato regressar a seu diâmetro original à medida que impulsionam a corrente sanguínea até á rede arterial.

ARTÉRIAS MUSCULARES

São vasos de médio calibre que possuem uma túnica média bastante desenvolvida, distribuído por todo o organismo. Quando estas fibras estão relaxadas, as artérias dilatam-se e quando se contraem o diâmetro arterial diminui. Graças a esse mecanismo, controlado pelo sistema nervoso autônomo, o fluxo de sangue pode distribuir-se de várias maneiras ás diversas regiões anatômicas, segundo as necessidades de cada momento.

ARTERíOLAS

São artérias de menor calibre. Estas artérias têm ao nível de seu diâmetro uma parede mais espessa, com uma túnica íntima bem desenvolvida e dotada de inúmeras fibras musculares, o que permite que se possam contrair ou relaxar, de modo a reduzir ou dilatar, podendo fluir uma maior ou menor quantidade de sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com