Tuberculose Renal
Ensaios: Tuberculose Renal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erika2705 • 24/3/2014 • 302 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
TUBERCULOSE RENAL
A tuberculose renal e do trato urinário é causada pelo complexo Mycobacterium tuberculosis, sendo o bacilo humano (M. tuberculosis) o principal agente, embora o bacilo bovino (M. bovis) pode, ocasionalmente, ser o agente responsável. A cepa vacinal, Bacille Calmette-Guerin (BCG) é, muitas vezes, causa de lesão renal como complicação da instilação intravesical de BCG para o tratamento do câncer superficial.
O trato genitourinário é o sítio mais comum da tuberculose extrapulmonar depois a linfadenopatia. A doença pode envolver os rins, os ureteres, a bexiga e os órgãos genitais. Os sintomas clínicos surgem, em geral, após 10 a 15 anos da infecção primária e apenas um quarto dos pacientes têm história conhecida de tuberculose.
A tuberculose pode envolver o rim como parte de uma infecção disseminada ou como doença genitourinária localizada. Na doença localizada, o rim é infectado a partir da disseminação hematogênica do bacilo, com início em um foco infeccioso pulmonar . No rim, o local preferencial é a medula e a infecção, em geral, tem progressão descendente para o ureter e a bexiga. Mais de três quartos dos casos de tuberculose vesical são secundários à tuberculose renal e se iniciam a partir do óstio ureteral. A fibrose desse óstio pode causar estreitamento com refluxo vésico-ureteral pela perda do mecanismo anti-refluxo. Casos severos podem envolver completamente as paredes vesicais levando a eventual substituição da camada muscular por tecido fibrótico .
Pode se manifestar como infecção urinária de repetição que muitas vezes não responde a antibioticoterapia usual. Apesar de sua característica ser a leucocitúria estéril, cerca de 20% dos pacientes desenvolvem infecção secundária por E. coli. Nestes casos, sintomas clássicos de tuberculose como febre, perda de peso, ou suores noturnos raramente são observados. Os sintomas mais comuns são: aumento da freqüência urinária, disúria, dor suprapúbica, hematúria, piúria macroscópica e febre. Pacientes assintomáticos não são raros.
...