Um projeto experimental é a criação e lançamento de uma nova empresa
Tese: Um projeto experimental é a criação e lançamento de uma nova empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafa3060 • 13/6/2014 • Tese • 817 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
Tema: Projeto Experimental - Criação e Lançamento de um novo Empreendimento
As ideias surgem de muitos lados e fontes, estão à nossa volta à espera de um empreendedor capaz de identifica-las e aproveita-las.
Numa primeira fase todas as ideias são vagas, contudo através de uma análise cuidadosa o empreendedor conseguirá dar forma à ideia e desenvolvê-la. A maioria das ideias de negócio direciona-se a três aspectos:
Novo mercado: Frequentemente ocorrem mudanças nos padrões e hábitos de consumo das pessoas que criam oportunidades de satisfazer melhor as necessidades das pessoas. Não implica o lançamento no mercado de um novo serviço ou produto, mas sim à inovação - a forma de dar resposta ao consumidor é que evoluiu.
Nova tecnologia: Alguns novos negócios baseiam-se em novas tecnologias e técnicas aplicadas aos processos de produção e serviços.
Novo benefício: Apresentação de novas formas de oferecer um produto ou de prestar um determinado serviço.
O empreendedor precisa procurar uma ideia de negócio que tenha em conta as alterações no mercado e na sociedade à sua volta. Assim precisa realizar uma análise genérica inicial da ideia para perceber se é minimamente segura e se realmente trata-se de uma oportunidade. Esta análise é essencial e serve para identificar e avaliar entre um pacote de ideias qual delas representa a melhor oportunidade. O empreendedor precisa responder algumas perguntas que lhe ajudarão a refletir sobre suas vontades e necessidades e relacioná-las a aspectos internos e externos do negócio. Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia de negócio, mas não querer trabalhar exatamente com aquele mercado. O fundamental é analisar uma ideia de cada vez. A análise de uma oportunidade é feita em duas etapas, e a melhor oportunidade será a que conseguir equilibrar melhor os dois aspectos:
1. Aspectos externos
Muitos empreendedores têm ideias, mas não se atentam sobre quais problemas resolveriam com elas, ou seja qual sua verdadeira relação com o mercado. Para isso vale refletir sobre a relevância do problema a ser resolvido. Considerando a “Hierarquia das Necessidades”- desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow (1943) – onde ele dividiu as necessidades (problemas) das mais básicas (fisiológicas/sobrevivência) até as mais simbólicas (autoestima e autorrealização). Normalmente, quanto mais simbólico for o problema que sua ideia resolve, maior tende a ser sua margem de lucros. Em seguida, é preciso avaliar o alcance de sua ideia de negócio. Ela, do jeito que foi proposta, resolve um problema pontual, regional, nacional ou global? Abaixo temos alguns questionamentos que deem ser considerados nesta etapa:
a) Beneficia claramente o cliente? Ou seja, o cliente vê o produto/serviço e já percebe como isso será a melhor solução para o problema que ele tem.
b) Tamanho de mercado é adequado? Em outras palavras, a ideia proposta precisa resolver o problema de um numero significativo de pessoas.
c) Potencial de lucratividade e rentabilidade? O número significativo de pessoas deve ser suficiente para gerar os resultados financeiros esperados pelo empreendedor.
d) Diferenciação/inovação? Neste ponto não vale só copiar o que já existe, a ideia realmente precisa ser melhor que as soluções já oferecidas
...