A Bioquímica Humana
Por: Anderson Ana Paula • 4/4/2023 • Relatório de pesquisa • 5.981 Palavras (24 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1] | RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS ENSINO DIGITAL | RELATÓRIO 01 e 02 |
DATA: ______/______/______ |
RELATÓRIO DE PRÁTICA
ANDERSON FERREIRA DE MELO, 01566863
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Bioquímica Humana
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: ANDERSON FERREIRA DE MELO | MATRÍCULA:01566863 |
CURSO: FARMÁCIA | POLO: UNINASSAU GRAÇAS (RECIFE-PE) |
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): CLAUDEIR DIAS DA SILVA JUNIOR |
ORIENTAÇÕES GERAIS:
concisa;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
|
Atenção: desenvolva as respostas de maneira resumida, mas garanta que todo o conteúdo necessário foi abordado. Para essa atividade é obrigatório a indicação de referência bibliográfica.
RELATÓRIO
ATIVIDADE CATALITICA DA AMILASE SALIVAR |
1. Descreva os procedimentos realizado durante a aula, explicando as etapas e quais materiais utilizados.
Resumo sobre o tema abordado em aula.
Através da mastigação, existe a quebra das grandes partículas alimentares em outras de menores dimensões que vão em seguida ser deglutidas. A mistura destes com a secreção proveniente na sua maior parte, dos três pares de glândulas salivares - parótidas, submaxilares ou mandibulares e sublinguais mesmo havendo a contribuição de pequenas glândulas orais. As glândulas salivares exibem dois tipos de secreção proteica: serosa e mucosa. A primeira corresponde à secreção de várias enzimas, como a amílase salivar, também frequentemente designada por a-amílase ou ptialina, lípase, fosfatases ácidas e alcalinas e anidrase carbónica. O segundo tipo de secreção não é exclusivo deste tipo de glândulas, sendo produzida em toda a extensão do tubo digestivo, já que o muco agi lubrificando e protegendo a superfície epitelial contra a abrasão, escoriação, enzimas e outros produtos existentes no interior do tubo digestivo, permitindo também o fácil deslizamento do alimento, a amílase familiar é sintetizada ao nível das glândulas parótidas, a produção de saliva é contínua, sendo incrementada por estímulos provenientes das áreas do sistema nervoso central associadas ao apetite, nomeadamente, em resposta a estímulos do sistema nervoso parassimpático. A secreção pode aumentar mais de 40 vezes, a produção total de saliva ronda os 1,5 litros. A amílase salivar é uma enzima que atua provocando a hidrólise do amido, um polissacarídeo muito abundante na alimentação, estando presente, sobretudo, em alimentos de origem vegetal, nos quais constitui a principal substância de armazenamento.
Materiais utilizados.
Pêra de borracha;
Pisseta com água destilada;
6 tubos de ensaio;
Pipeta de vidro de 5ml;
Estante para os tubos de ensaio;
Cronômetro;
Erlenmeyer;
Proveta;
Balão volumétrico de 100ml;
Banho-maria;
Banho de gelo;
Béquer;
Papel Toalha;
Solução de amido à 1% (composto);
Solução de ácido cloridico 3ml.
Solução 3ml amilase salivar:
5ml de água destilada para ambas as hidrolises.
2. Responda as Perguntas:
a) Qual a composição bioquímica do amido?
O amido é um polissacarídeo formado por amilose e amilopectina. A amilose é uma macromolécula constituída de 250 a 300 resíduos de D-glicopiranose, ligadas por pontes glicosídicas alfa-1,4, que conferem à molécula uma estrutura helicoidal.
b) Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?
A reação com o uso de ácido clorídrico favorece a hidrólise do amido. Desse modo, ao se misturar esses compostos numa reação, produz-se glicose como produto final. Idealmente, essa reação é dada por um curto período de aquecimento, seguido por um resfriamento com o uso de gelo. Reduzir o pH da solução, isto é, torná-la ácida. Um ótimo exemplo de ação desse composto químico ocorre justamente no corpo humano, durante um processo do sistema digestivo. Além dessa função, esse ácido também serve para: catalisar (acelerar reações químicas) reações orgânicas de pH baixo.
c) Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.
São iniciadas a partir do processo de mastigação, tem como etapas: A liberação da enzima α-amilase que catalisa as ligações da amilose e da amilopectina; A catálise das ligações glicosídicas da amilose produzindo a maltose, a amilopectina; A glicose e as ligações da amilopectina produzindo finalmente a dextrina. O iodo reage com as moléculas de amido e quando o mesmo interage com as cadeias de amilose produz uma cor azul devido a sua estrutura helicoidal. Hidrólise nas ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, resultando em Maltose, glicose e amilopectina
...