A cura do cancer - Fosfoetalonamina
Por: Lorena Santos • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 576 Visualizações
Faculdade Maurício de Nassau
Farmácia
[pic 1]
Lorena Dos Anjos Bomfim Santos
FOSFOETANOLAMINA - A pílula do Câncer
Lauro de Freitas, Ba
07 de Maio de 2016
Lorena Dos Anjos Bomfim Santos
FOSFOETANOLAMINA - A pílula do Câncer
Trabalho sobre o uso da Fosfoetanolamina sintética para o tratamento de vários tipos de câncer.
Professor (a): Marcelo Quintana
Disciplina: Tópicos Integradores I
Turma: 3º Semestre Noturno
Lauro de Freitas, Ba
07 de Maio de 2016
Resumo
Este trabalho consiste no estudo, pós e contra na utilização de medicamento a base de Fosfoetanolamina em seres humanos como objetivo do tratamento de vários tipos de neoplasias.
Palavras-chave: Fosfoetanolamina; Sintética; Neoplasia; Câncer; Tratamento.
Abstract
This study is the study, effects, powders and against the medicine use Phosphoethanolamine base in humans aim of treating various types of malignancies .
SUMÁRIO
- Introdução……………………………………………......... 6
- A Liberação da droga………………………………......... 7
- Depoimento – Cura com FOS..................................... 9
Conclusão....................................................................... 10
Referências..................................................................... 11
- Introdução[pic 2]
A Fosfoetalonamina é uma substância produzida pelo corpo humano e pode ter como função ser antitumoral, possuindo ação antiproliferativa e estimula a apoptose, que seria uma “morte celular programada”, ou seja, impede que o câncer se espalhe e produza a morte de suas células. (FERNANDES,2015)
A mesma foi isolada pela primeira em 1936 por Edgar Laurence Outhouse do Departamento de Pesquisas Médicas do Instituto Banting da Universidade de Toronto, Canadá. No início dos anos 90 esta substância começou a ser estudada por Gilberto Orivaldo Chierice que integrava o Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. A partir de resultados preliminares animadores em alguns modelos experimentais em linhagens celulares de câncer e em animais tiveram início o uso em alguns pacientes portadores de câncer na região da cidade de São Carlos-SP. (Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência, 2015)
É necessário que seja estabelecido um programa adequado de pesquisa de maneira a que a substância em questão, nos moldes tradicionais, éticos, e respeitando a segurança dos pacientes acima de tudo. (ONCOGUIA, 2015)
- A liberação da droga – ANVISA[pic 3]
A fosfoetanolamina é uma amina primária precursora da fosfatidilcolina e fosfatidiletanolamina, moléculas envolvidas na síntese de fosfolipídios de membranas celulares. Sintetizada no retículo endoplasmático, participa em vias de sinalização como ligantes, ou através da geração de substratos intermediários do metabolismo normal, bem como de várias etapas da regulação no metabolismo celular, como o metabolismo mitocondrial (regulação do potencial de membrana mitocondrial), síntese de acetilcolina, e síntese hormonal. Está presente na composição natural do leite materno humano, sendo o mais importante aminoácido fosfórico consumido por bebês em fase de amamentação (HARZER et al., 1984; LAWRENCE et al., 2011).
[pic 4]
Figura 1 Fosfoetanolamina (C2H8NO4P)
Segundo a Lei nº 5.9991/1973, um medicamento é definido como todo produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Assim sendo, qualquer produto que possuir alegações terapêuticas deve ser considerado medicamento, independentemente de sua natureza (vegetal, animal, mineral ou sintética), e para isso, precisa de registro para ser fabricado e posteriormente comercializado. Já a Lei 6.360/1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, estabelece que para o registro de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos deverão ser fornecidas amplas informações sobre sua composição e seu uso, para avaliação de sua natureza e determinação do grau de segurança e eficácia necessários. (FOSFO BRASIL, 2015)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota em que diz ver com preocupação a aprovação, na Câmara Federal, do projeto que permite a fabricação, distribuição e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”. O texto será analisado pelo Senado antes de ir à sanção presidencial. (BEM ESTAR,2015)[pic 5]
Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para o tratamento de tumor maligno, a substância é alardeada como cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por testes em humanos e sim em camundongos não tem eficácia comprovada, por isso não é considerado um remédio. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos. (ANVISA, 2015)
...