Ação do complexo enzimático da piruvato desidrogenase em células neoplásicas sob efeito do ácido Dicloroacético: uma revisão
Por: Kahena6 • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 979 Visualizações
Profª Márcia Augusta - Bioquimica Industrial
Nomes: RA 3°B
Kaique J. B. Alves 031084
Palloma da Silva Marques 030644
Sophia Dimitrov 031051
Victor Takatsu Segovia 030646
Texto Discussão:
Ação do complexo enzimático da piruvato desidrogenase em células neoplásicas sob efeito do ácido Dicloroacético: uma revisão
- Qual a ação da apoptose em uma célula tumoral ?
R: A apoptose funciona como um controle populacional celular no organismo. Em uma célula tumoral, está função é reduzida ou inibida.
- Quais os produtos finais da glicólise ?
R: Dois mols de NADH + H, dois mols de ATP e dois mols de piruvato.
- Como e onde ocorre a descarboxilação do piruvato desidrogenase a acetil-CoA ?
R: A descaboxilização do piruvato desidrogenase a Acetil –CoA ocorre pela ação de um conjunto de enzimas denominadas de piruvato descarboxilase. O processo de descarboxilização do piruvato e sua transformação em Acetil-CoA ocorrem na mitocôndria.
- Qual o resultado da ação do complexo enzimático piruvato desidrogenase a acetil-CoA ?
R: O Tioéster , com um átomo de enxofre substituindo o de oxigênio de um éster carboxílico normal (grupo –SH na molécula da CoA)
- Como o lipoato se torna reduzido ?
R: Se torna reduzido pela ação da hidroxietil e uma hidroxila é oxidada, formando acetila. A diidrolipoil transacetilase – E2 (uma das enzimas do complexo piruvato desidrogenase) promove a transferência da acetila para a coenzima A produzindo a acetil-CoA e o lipoato se torna totalmente reduzido.
- Onde a isoforma da piruvato desidrogenase cinase 2 é expressa e qual a sua resistência ?
R: A isoforma da piruvato desidrogenase cinase 2 é expressa abundantemente em tecidos e é muito sensível à ativação ou inativação pela regulação molecular endógena ou exógena, tal como o dicloroacetato.
- Explique a relação da piruvato desidrogenase cinase e o dicloacetato.
R: De acordo com estudos, a atividade da piruvato desidrogenase cinase em linhagens celulares cancerígenas pode ser regulada pelo dicloroacetato. Ou seja, ajuda a induzir a apoptose.
- Como falhas no complexo da piruvato desidrogenase podem originar a erros na produção de energia celular?
R: Alterações como auto-suficiência em sinais de crescimento, insensibilidade aos sinais inibitórios do crescimento, potencial de replicação sem limites, angiogênese sustentada, invasão tecidual e metástase e desvio da morte celular programada (apoptose) indicam falhas no complexo da piruvato desidrogenase.
...