DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS PELO MÉTODO DE SOXHLET
Por: Laís Reginatto • 9/6/2015 • Relatório de pesquisa • 3.183 Palavras (13 Páginas) • 2.618 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG[pic 1][pic 2]
CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA I
EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS PELO MÉTODO DE SOXHLET
Andressa Pivato - 76289
Daniel Souza – 69164
Laís Reginatto -56687
Rio Grande, 2015.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Reação de formação de lipídeos
Figura 2 - Funcionamento de um extrator Soxhlet
Figura 3 - Fosfolipídeo anfipático
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Concentração de lipídeos contidos no grão de soja
Tabela 2 - Concentração de lipídeos no grão de soja triturado
Tabela 3 - Concentração de lipídeos contida na embalagem do grão de soja
Tabela 4 - Concentração de lipídeos contidos no grão-de-linhaça
Tabela 5 - Concentração de lipídeos descrita na embalagem do grão-de-linhaça
Tabela 6 - Concentração de lipídeos na farinha de amendoim
Tabela 7 - Concentração de farinha de amemdoim encontrada na embalagem
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Materias
3.2 Reagentes e soluções
3.3 Procedimento Experimental
4 Resultados e Discussões
4.1 Método soxhlet
4.2 outros métodos de extração
5 Conclusões
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que incluem as gorduras, os óleos e as ceras, além de uma variedade de outros compostos como o colesterol, os fosfolipídios e as lipoproteínas. Estes são produzidos a partir de ácidos carboxílicos e alcoois, formando um éster e água. As propriedades destes compostos incluem a insolubilidade em água (polar), a solubilidade em solventes orgânicos (geralmente apolares) e a capacidade de utilização pelos organismos vivos. (LEHNINGER, et. al. 2011)
Figura 1 - Reação de formação de lipídeos
[pic 3]
Fonte: http://ve.i.uol.com.br/resumos/quim6.gif
Os lipídios desempenham um importante papel no que respeita à qualidade de certos produtos alimentares, particularmente em relação às propriedades organolépticas que os tornam desejáveis, por exemplo, flavor, cor e textura. Muitos lipídios são essenciais para nossa dieta e não podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Temos de necessariamente obtê-los de alguma fonte externa, em processos industriais, vindos do óleo de milho, soja, canola, nas nozes, gérmen de trigo, etc. A partir deles, o corpo pode sintetizar os ácidos graxos biologicamente ativos tais como os hormônios. (LEHNINGER, et. al. 2011)
São hormônios lipídicos que afetam a pressão sangüínea, a reatividade vascular, a coagulação sangüínea e o sistema imunológico. Alguns ainda são importantes no controle da quantidade de outros lipídios, como o bom colesterol (HDL), que ajuda a controlar o mau colesterol (LDL). Existem as lipoproteínas, que são importantes por fazer com que gorduras, que são insolúveis, se tornem solúveis em água, permitindo que nosso organismo possa melhor utilizá-las ou até excretá-las. Já os fosfolipídios e os glicolipídios, são compostos presentes nas paredes de nossas células, proporcionando a união entre elas. (LEHNINGER, et. al. 2011)
A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos. Nos últimos anos diversos pesquisadores realizaram estudos comparando métodos de extração de lipídios totais com o objetivo de encontrar o método mais eficiente para a obtenção da fração lipídica desejada. Dentre os métodos de extração de lipídeos totais em alimentos encontrados na literatura, destaca-se o emprego do extrator de Soxhelt que usa refluxo do solvente por várias horas com aquecimento. (TANAMATI, et. al., 2010)
O extrator de Soxhlet é a melhor forma de extração continua utilizando um solvente quente. Isso por que, utiliza uma quantidade relativamente pequena de solvente e apresenta bons resultados. Consiste basicamente de um reservatório de vidro que fica entre um balão na parte inferior e um condensador no topo. Dentro do reservatório é colocado o material sólido envolto em papel de filtro na forma de um pequeno cartucho. No balão fica o solvente escolhido e no condensador há fluxo de água. O balão é aquecido com uma manta elétrica de modo que o solvente entre em ebulição (SAMPAIO, 2011).
O vapor condensa e goteja sobre o cartucho,solubilizando a substancia a ser extraída. O aparelho de Soxhlet possui um sifão que permite o refluxo continuo do solvente. Quando o reservatório enche e atinge a altura do sifão,este transborda levando o solvente e o extrato para o balão (SAMPAIO, 2011).
A eficiência do método depende da natureza do material a ser extraído, natureza e polaridade do solvente, ligação dos lipídeos com outros componentes, circulação do solvente através da amostra, tamanho das partículas, umidade da amostra, velocidade de refluxo (SAMPAIO, 2011).[pic 4]
...