DNA recombinante
Por: luizalcms • 26/10/2015 • Relatório de pesquisa • 317 Palavras (2 Páginas) • 794 Visualizações
DNA RECOMBINANTE
PALESTRANTE: BRUNA
A técnica do DNA recombinante consiste em um conjunto de práticas que permitem isolar e transferir sequências de DNA para outros organismos, possibilitando novas características. Organismos transgênicos, terapia gênica e produção de proteínas terapêuticas são exemplos de aplicabilidade.
Técnica esta que somente é permitida devido a dupla cadeia complementar da fita antiparalela do DNA, possuindo capacidade de replicação, de ser estável, naturação e desnaturação.
Alguns objetivos possíveis:
- Isolar um gene particular;
- Produção de proteínas;
- Expressar novas características.
COMO PRODUZIR?
- Isolar o gene;
- PCR, onde a 95°C ocorre à desnaturação do DNA, a 60°C o anelamento dos primers e 75°C a polimerização;
- Inserir o mesmo em um vetor;
- Inserir o vetor em célula e aplicar um choque térmico (CaCl2) e eletroporação;
- Selecionar os hospedeiros;
- Clonar o DNA recombinante;
- Expressar o gene e purificar a proteína.
Quanto ao isolamento, utilizam-se enzimas de restrições que nada mais são do que endonucleases capazes de romper assimetricamente as ligações fosfodiesters, cortando assim, a parte do genoma que contem o gene de interesse. Obtêm-se o cDNA a partir do RNAm e a sintetização química do DNA a partir da biblioteca genômica, DNA este, que não possui introns por exemplo.
Quanto ao vetor, precisa-se de uma molécula capaz de se ligar ao gene de interesse (DNA exógeno) e o transportar para uma célula hospedeira. O ideal seria uma molécula pequena, com presença de sítios de restrição e intensa replicação dentro da hospedeira. Os mais utilizados são os plasmídeos bacterianos. Todo vetor precisa de um promotor.
Para a utilização de bactérias primeiramente há a neutralização de sua carga negativa pelo já citado CaCl2 e para a seleção das mesmas é feito testes em antibióticos, onde coloração específicas são expressas, caso não haja, as mesmas morrem pela ação biocida do mesmo.
EXEMPLO ESQUEMÁTICO:
[pic 1]
...