Extração e Caracterização de Enzima Uréase.
Por: amanda_sivi • 21/8/2016 • Relatório de pesquisa • 911 Palavras (4 Páginas) • 1.517 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE - UNIANDRADE
Extração e Caracterização de Enzimas- uréase.
Relatório Nº 3, submetido às avaliações bimestrais da disciplina de Bioquímica e Biofísica, do curso de biomedicina 2ºperíodo
Bianka Dewes Steffen nº06;
Eliton Migacz Pietczak nº14;
Larissa Welker Costa nº25.
Prof.ª Neuza Maria Ferraz de Mello
Gonçalves
CURITIBA
2015
Extração e Caracterização de Enzima uréase.
1 INTRODUÇÃO
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas, sendo assim, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. A enzima uréase por sua vez tem a função de degradar a uréia gerando sub produtos como o gás carbônico e amoníaco. Todos os organismos decompõem ácidos nucléicos e proteínas produzindo resíduos nitrogenados, pois os ácidos nucléicos e as proteínas contêm nitrogênio. Os mamíferos, anfíbios e alguns invertebrados libertam resíduos azotados na forma de uréia, que é produzida no fígado. A uréia é um composto especialmente indicado para a eliminação de azoto, pois é solúvel em água e menos tóxica que a amônia, no qual é o produto da excreção nos peixes, por exemplo. A urina humana contém 2% de uréia.
Por isto, o referente trabalho tem como objetivo mostrar em seis diferentes métodos a atividade enzimática da uréase frente a fatores adversos (pH, temperatura etc.) nessas reações realizada no laboratório de Bioquímica durante a aula prática dos alunos do 2° período do curso de Biomedicina do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade.
2 OBJETIVOS
2.1 Caracterizar a estrutura molecular da presente amostra.
2.2. Verificar as reações positivas para os seguintes testes: atividade, processo desnaturação pelo calor e metais pesados e pela especialidade.
3 MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Material
3.1.1 Equipamentos
Banho-Maria fervente á 98ºC.
3.1.2 Reativos
Solução de uréase, reativo de Biureto, água destilada, ácido nítrico concentrado, solução tampão fosfato Ph 7 com uréia, Vermelho de fenol, solução tampão fosfato (sem uréia), cloreto de mercúrio e solução tampão fosfato Ph 7 com tioureia.
3.1.3 Vidraria
Tubos de ensaio, Becker, pipetas.
3.1.4 Acessórios.
Pêra, Pisset, estante de tubos, caneta de marcação.
3.2 Métodos
3.2.1 Teste de Caracterização da Estrutura Molecular
1 Teste de Biureto:
Adicionar 10 gotas da solução de uréase, em um tubo de ensaio e pipetar 2mL do reativo de Biureto.
2 Teste de Heller
Adicionar 10 gotas da solução de uréase, em um tubo de ensaio e pipetar 2mL de água destilada. Acrescentar 2 mL de acido nítrico concentrado e observar.
3.2.2 Teste de Reações Positivas para a Caracterização Enzimática.
1- Teste de Atividade Enzimática.
Em um tubo de ensaio A, pipetar 2 mL de tampão fosfato pH 7 com uréia, 2 gotas de vermelho de fenol e 2 gotas da solução de uréase.
No tubo B pipetar 2 mL de solução tampão fosfato sem uréia, 2 gotas de vermelho de fenol e 2 gotas da solução de uréase.
2 - Desnaturação pelo Calor.
Em 1 tubo de ensaio A, adicionar 5 gotas da solução de uréase e 2 mL de água destilada e colocar para ferver em banho Maria por 5 minutos. No tubo B, pipetar 2 mL de solução tampão fosfato pH 7 com uréia, 2 gotas de vermelho de fenol e 1 mL da solução de uréase fervida.
3 - Desnaturação por Sais de Metais Pesados.
Em um tubo de ensaio pipetar 2 mL de solução tampão fosfato pH 7 com ureia, 5 gotas de cloreto de mercúrio, 2 gotas de vermelho de fenol e 2 gotas da solução de uréase.
...