TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo das proteínas

Tese: Metabolismo das proteínas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Tese  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Metabolismo de Proteinas

As proteinas e os demais componentes do corpo estão em constante degradação e síntese. A manutenção da concentração de proteína é feita pela sua síntese na mesma proporção em que é degrada. Bem, diferentemente dos carboidratos e lipídios, os aminoácidos em excesso não podem ser armazenados no organismo, sendo oxidados e excretados (uréia). Vale ressaltar que, em um homem saudável, 400 gramas de proteínas são renovadas, sendo que 100 gramas foram “perdidos” pela excreção, podendo ser supridos através da alimentação.

Assim, a degradação de proteínas da dieta e endogenas produz um conjunto de aminoácidos, que são precursores das proteínas endógenas e de compostos nitrogenados não-proteicos. Os aminoácidos em excesso são degradados, restando apenas suas cadeias carbônicas, que são convertidas em compostos comuns ao metabolismo de lipídeos e carboidratos, e remoção do grupo amino em forma de uréia.

Transaminação

O grupo amino é tirado pela sua transferência para o alfa- cetoglutarato, formando glutamato e a cadeia carbônica é convertida à alfa- cetoácido

AMINOACIDO + alfa-CETOGLUTARATO ----> alfa-CETOÁCIDO + GLUTAMATO

A enzima responsável é a aminotransferase ou transaminase e se encontra na mitocôndria e no citossol, sendo que nos tecidos tem como aceptor do grupo amino o alfacetoglutarato, que forma o glutamato. Mas possui afinidade, também, com o oxaloacetato, que é formado através do ciclo de Krebs, e forma o aspartato. Essas enzimas aceitam como doadores do grupo amino vários aminoácidos. O nome da aminotransferade vem do aminoácido que com que tem maior afinidade e o melhor exemplo é o da alanina aminotransferase (TGP)

ALANINA + alfa-CETOGLUTARATO ----> PIRUVATO + GLUTAMATO

Podemos concluir, então que o glutamato é um produto em comum às reações de transaminação, tendo um reservatório temporário de grupo amino, vindo de vários aminoácidos.

Depois dessa 1ª etapa, o resíduo de nitrogênio será levado ao fígado para reutilização ou excreção, sendo que os grupos amino são usados de forma econômica nos sistema, pois só alguns microorganismos conseguem transformar N2 em formas úteis biologicamente. Com isso, pode haver liberação de amônia, que é extremamente tóxica para os tecidos .

Tem 2 formas para remover o grupo amino, sendo essas:

• • DESAMINAÇÃO: só no fígado o grupo amino será convertido em amônia, restaurando o transportador. Ah, isso acontece na mitocôndria, pois lá não vai provocar grandes danos ao organismo. Daí, uma parte dessa amônia é reciclada e utilizada em vários processos, porem o fígado faz transformação para haver uma forma correta de excreção.

• • TRANSAMINAÇÃO: acontece nos tecidos para doar os grupos amino dos aminoácidos para outros que funcionarão como carreadores. o aminoácido formado é o glutamato.

Porem, há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com