Química artigo
Por: priscilabl • 13/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 1.070 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR
Química Geral
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÁLCOOL NA GASOLINA.
Alana Marques de Abreu (141121108@unifacs.edu.br)
Angelita da Silva Almeida (164141002@unifacs.edu.br)
Emilly Mariana Amorim Coimbra (0331411317@unifacs.edu.br)
Jessica Isanei Santos do Nascimento (144141089@unifacs.edu.br)
Priscila Barreto Leal (164121128@unifacs.edu.br)
Orientadora: Jeane Quelle Brito (quellealves@gmail.com)
Resumo:
O presente artigo trata sobre a solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina, caracterizando através de experimentos e variações das propriedades ácido–base, elementos de um período da tabela periódica, definições solventes e soluto no contexto polaridade das moléculas, analisados resultados aplicados a quantidade de álcool na gasolina. Observando influência de polaridade em diferentes solventes. O Experimento descrito, teve como objetivo estudar a polaridade das moléculas e sua influência na solubilidade de diferentes solventes. Possibilitando na prática, entender porque certa substância tem afinidade com outras ou entre si. Dentre as diversas aplicações, verificou-se a quantidade de álcool na gasolina.
Palavras chaves:
Solubilidade, solubilidade dos compostos, álcool na gasolina.
Introdução teórica:
Solubilidade na presença do soluto afasta as propriedades dos solventes de maneira que as substâncias possa se dissolver. Este artigo relata a solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina. Através de ligação intermolecular verificando a polaridade que se divide em duas classes distintas de moléculas polares ou apolares. Ligação que apresenta diferença em eletronegatividade igual a zero, tratasse de ligações apolares, no caso de ligações polares a eletronegatividades tem que ser diferente se zero. Sendo assim toda ligação iônica é polar e ligações covalentes podem ser polar ou apolar. No caso de soluções semelhantes dissolve semelhantes, (polar + polar mistura homogênea, apolar + apolar mistura heterogênea), através dessas classificações de polaridades o resultado depende da mistura a ser observada.
Este experimento foi testado três solventes: água (polar), etanol (bipolar) também chamado de anfipático e hexano (apolar) molécula constituída por carbono e hidrogênio, analisando com outras substâncias fica constatado sua miscibilidade, se houve mistura por completo ou formar duas fases significa não serem miscíveis devido às polaridades opostas. Considerando também o percentual de álcool na gasolina.
Experimento: O experimento geral foi dividido em duas partes. Na primeira parte foi numerado doze tubos de ensaios, nos cinco primeiros tubos foram adicionado água, e em ordem foram adicionado etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio, e gasolina, cada um em seus respectivos tubos. Nos tubos de seis a nove, foram adicionados etanol seguido de hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina respectivamente em cada tubo. E por fim nos tubos de dez a doze, primeiramente foi adicionado hexano e por fim, foram adicionado, óleo, cloreto de sódio e gasolina. (Segue fluxograma).
Fluxograma 1.1
[pic 2]
[pic 3]
Já na parte dois, foi adicionado 5mL de gasolina numa proveta, e em seguida, foi adicionado 5mL de uma solução de cloreto de sódio 10% (m/v). Após a mistura da solução foi observado duas fases.
Fluxograma 2.1
[pic 4]
Resultado e discussões:
Parte 1:
Na Prática analisamos e fizemos as seguintes anotações:
Tubo 1 – Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 2 – Apresentou duas fases, logo, heterogênea.
Tubo 3 – Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 4 – Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 5 – Apresentou duas fases, logo, heterogênea.
Tubo 6 -- Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 7-- Apresentou duas fases, logo, heterogênea.
Tubo 8 -- Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 9 -- Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Tubo 10 – Apresentou duas fases, logo, heterogênea.
Tubo 11 – Apresentou duas fases, logo, heterogênea.
Tubo 12 -- Apresentou apenas uma fase, logo, homogênea.
Para a realização do experimento em questão, era necessário o básico conhecimento sobre, misturas, homogeneidade de substancias e heterogeneidade de substancias.
[...] “Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.” [...]
___________
Acessado em: http://www.mundoeducacao.com/quimica/misturas-homogeneas-heterogeneas.htm
Nesta prática nos foi proposto que fizéssemos a mistura de algumas soluções em doze distintos tubos de ensaios, para que pudéssemos observar assim o resultado, caso houvesse duas fases, visíveis, essa mistura era considerada, heterogênea, caso após a mistura das soluções existisse apenas uma fase, visível. Então demos inicio ao trabalho:
No tubo 1, misturamos a água com o etanol, sabendo da capacidade do etanol de fazer a ponte de hidrogênio e sua polaridade (polar), foi misturada a agua, (H20) que além de ser polar, também faz a ponte de hidrogênio, logo, uma mistura homogênea.
...