TRABALHO: Extração de DNA da Banana
Por: Josely Albuquerque • 5/2/2016 • Relatório de pesquisa • 803 Palavras (4 Páginas) • 5.684 Visualizações
Universidade Federal do Amazonas[pic 1][pic 2]
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Licenciatura em Ciências: Química e Biologia
Bioquímica
Josely Albuquerque
Relatório de Aula prática
Julho - 2014
Itacoatiara-Amazonas
Universidade Federal do Amazonas[pic 3][pic 4]
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia
Licenciatura em Ciências: Química e Biologia
Bioquímica
Relatório de Aula prática
Extração do DNA da Banana
Relatório apresentado a Universidade Federal do Amazonas – ICET, do Curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia, com o requisito parcial para da disciplina Bioquímica a Professora. Gisele de Fatima leite Souza
Julho - 2014
Itacoatiara-Amazonas
Extração caseira do DNA da banana
- Introdução
Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsável pelo controle dos processos vitais básicos de todos os seres vivos. Por isso são consideradas as “moléculas mestras da vida”. (Paulino 2007)
DNA é a sigla que abrevia o termo ácido desoxirribonucleico, que é a maior macromolécula celular, formado a partir da união de compostos químicos chamados nucleotídeos. O nucleotídeo é formado por 3 substâncias, uma base nitrogenada, que pode ser adenina, guanina, timina ou citosina; sendo que estas bases são complementares, tendo no DNA os seguintes ligantes: Adenina–Timina e Guanina–Citosina, possuem como constituintes básicos, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses, que no caso do DNA é a desoxirribose. O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Mesmo sendo de uma mesma espécie e/ou família, seja animal ou vegetal. (Laurence 2005)
Os ácidos desoxirribonucleicos (DNAs) são as moléculas informacionais, através das quais são sintetizadas todas as proteínas do organismo. Como a banana tem como característica o fato de apresentar várias cópias de cromossomos em cada célula, Esta minudência por sua vez facilita a visualização de seu DNA a olho nu. (Laurence 2005).
- Materiais
Saco plástico tipo “zip loc”
1 banana
1 peneira
3 tubos de ensaio
1 lâmina
1 béquer de 500ml
1 béquer de 250 ml
1 béquer com 150 ml de solução de extração de DNA
1 colher de chá
1 colher de sopa
1 funil
Água
Detergente
Sal
Álcool etílico (92,8 INPM)
Suporte para tubo de ensaio
- Procedimento Experimental
Passo 1: Macerando a banana
Foi tirada a casca da banana. Em seguida a banana foi colocada em um saco plástico para maceração e foi pressionada entre os dedos ate obter uma pasta quase homogênea.
Passo 2: Preparo da solução para extração de DNA
Em um béquer foi preparado a solução de extração de DNA, foi misturado 150ml de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de chá de sal de cozinha. Mexeu-se cuidadosamente para não fazer espuma.
Passo 3:
Colocou-se cerca de 50ml da solução de extração do DNA sobre a massa da banana, foi vedado o saco e misturado levemente por cerca de 15 minutos.
Passo 4: Incubando
Incubou-se em temperatura ambiente por 30 minutos.
Passo 5:
Colocou-se uma peneira sobre um béquer limpo os pedaços de banana. Foi dividido o liquido resultante em dois ou três tubos de ensaio com o auxilio do funil. Foi colocado cerca de 3 dedos no fundo do tubo.
Passo 6: Finalização
Foi despejada delicadamente sobre a solução nos tubos uma quantidade de álcool comum maior que o volume da banana. Não misturar o álcool com a solução.
...