A APS 2° semestre UNIP Educação Física
Por: alwes_ • 12/3/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 4.155 Palavras (17 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Nome: Ana Carolina Ferreira Panza RA: N0757E8
Nome: Beatriz Mignacca Gozzo Raposo RA: N080BH6
Nome: Bruna Lima Gil RA: G791886
Nome: David Yudi Spera RA: G806930
Nome: Lívia Alves da Silva RA: F3500E9
Nome: Lívia Justini de Souza RA: F3519E0
Nome: Meg Benvive RA: G793927
Nome: Jaqueline Queiroga de Moura Dias RA: G7404H9
Nome: Pedro Santos Rosa RA: G776348
Nome: Vitória De Jesus Rossignolli RA: F2264E5
O LÚDICO E O CORPO EM MOVIMENTO
São Paulo 2023
Nome: Ana Carolina Ferreira Panza RA: N0757E8
Nome: Beatriz Mignacca Gozzo Raposo RA: N080BH6
Nome: Bruna Lima Gil RA: G791886
Nome: David Yudi Spera RA: G806930
Nome: Lívia Alves da Silva RA: F3500E9
Nome: Lívia Justini de Souza RA: F3519E0
Nome: Meg Benvive RA: G793927
Nome: Jaqueline Queiroga de Moura Dias RA: G7404H9
Nome: Pedro Santos Rosa RA: G776348
Nome: Vitória De Jesus Rossignolli RA: F2264E5
O LÚDICO E O CORPO EM MOVIMENTO
Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação de Graduação Plena no curso de Educação Física apresentado Universidade Paulista - UNIP
ORIENTADORA: Tatyane Perna Dias
São Paulo 2023
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR 4
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXO I - FICHAMENTOS 11
ANEXO II - ENTREVISTAS 19
INTRODUÇÃO
Este trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas foi desenvolvido de acordo com o tema gerador ''O lúdico e o corpo em movimento''. Assim, serão tratados temas como o desenvolvimento do ser humano em vários aspectos, sociedade, cultura, ludicidade, lazer e movimento. Esses tópicos serão associados com duas disciplinas do nosso curso, sendo elas Recreação e Esportes Coletivos.
O trabalho está dividido em citações de livros e artigos que tratam do tema estudado; relatório interdisciplinar, que interligará o tema e as matérias já citadas; entrevistas feitas com profissionais da área. Dessa forma, serão citados em nossa atividade prática supervisionada alguns autores como Marcellino, Souza e Haetinger. Por fim, nas entrevistas estão presentes perguntas focadas no lúdico para profissionais de Educação Física.
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR
Em nosso trabalho, ''O lúdico e o corpo em movimento'', relacionamos as leituras realizadas com duas disciplinas do curso que envolvem e estudam o tema. A primeira escolhida, que discute a ludicidade de modo abrangente, é a disciplina de Recreação, onde a diversão é a essência do lúdico. A segunda, é a disciplina de Esportes Coletivos, na qual o tema está ligado ao jogo.
As leituras escolhidas interagem com as disciplinas, envolvendo e interligando temas como cultura, educação, lazer, sociedade, desenvolvimento e movimento. Assim, abrangendo a ludicidade em várias áreas da vida, podemos perceber o quanto o tema está ligado ao nosso cotidiano e o quanto é importante para o profissional de Educação Física conhecer suas várias manifestações e saber como usá-las em seu trabalho e no desenvolvimento do ser humano.
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. É por meio de vivências lúdicas que a criança conhece e reconhece sua própria identidade, e percebe-se como ser único, complexo e individual. Na mesma linha de pensamento, pode-se conceber que:
"A atividade lúdica é a primeira forma que a criança encontra de descobrir o mundo, afinal ela não nasce sabendo brincar ou jogar, ela aprende com a mãe e os familiares na medida em que eles utilizam o lúdico como suporte para o desenvolvimento físico e para as construções mentais do bebê." (Artigo - A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança: o brincar como ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil (SOUZA, 2012 apud GUMIERI; TREVISO, 2016, p.6).”
Neste contexto o desenvolvimento das vivências lúdicas na educação infantil proporciona um aprendizado de forma divertida e educativa, sendo assim um fator positivo na vida de uma criança, permitindo-lhe aprender, viver e sonhar a cada momento. O lúdico contribui de modo significativo para a prática do movimento corporal, incluindo nesse meio os aspectos afetivo-social, físico e cognitivo á serem desenvolvidos nas intervenções pedagógicas, assim, associa-se com o que vimos na matéria de Recreação, que diz que a brincadeira é um alimento para a criança, e sem ela, o desenvolvimento fica comprometido.
Ademais, o ato de brincar é instintivo e atrai não apenas os pequenos, mas os adultos também. Seja em grupo ou individual, abre espaço para a construção da
personalidade, a evolução da psicomotricidade, o desenvolvimento de capacidades verbais, físicas e intelectuais, exaltação de seus desejos e necessidades, bem como uma série de qualidades. Isso se destaca na fala das autoras Nunes e Becker (2012, p.3) “O indivíduo criança ou adulto – ao brincar, transforma a realidade e a realidade o transforma”
Ou seja, na brincadeira, até mesmo pessoas de maior idade, retomam o poder da fantasia que se desperta na segunda infância, como aprendemos na matéria de Recreação, o livro da disciplina ainda diz que:
“[...] Em todas as fases da vida, a fantasia pode ser uma motivação para a diversão, as pessoas motivadas pela fantasia estão sempre exercitando o pensamento imaginário, desenvolvendo sua criatividade imaginativa. A fantasia, portanto, é um ótimo meio de se trabalhar o desenvolvimento cognitivo em todas as idades.” (PINI; DALANO, 2020, p.37)
...