A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Douglas Ressu • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.381 Palavras (14 Páginas) • 610 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR...........4
3 ALUNOS COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA...6
4 PESQUISA DE CAMPO: ENTREVISTA NA HISTÓRIA.........................................9
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
ANEXOS....................................................................................................................13
ANEXO A – ENTREVISTAS 14
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho vem apresentando um conteúdo desenvolvido pelos alunos sobre o tema proposto na descrição desse trabalho, e colocando em prática conhecimentos adquiridos durante o semestre.
Na primeira parte do trabalho, falaremos sobre a dança enquanto conteúdo da educação física escolar. Será abordado pontos como as possibilidades de abordagem no contexto familiar, competências e desafios do professor, e a importância da dança no contexto familiar.
Na segunda parte, falaremos sobre os alunos com síndrome de Down. Será abordado nesta parte assuntos como a definição da Síndrome, inclusão desses alunos na aula de educação física, os cuidados necessários para esse tipo de aula numa aula, entre outros.
E será apresentado as entrevistas feitas com os professores sobre o trabalho com alunos com síndrome de down, cuidados com primeiros socorros e saúde.
- A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A dança na escola não é a arte, nem espetáculo, é educação através da arte. A importância da dança é muito grande para alcançar os objetivos da educação, um deles é o desenvolvimento de concepções afetivas e sociais, pois isto faz com que o aluno ganhe grandes transformações externas e internas ligadas ao seu comportamento e do jeito de pensar e expressar.
Sempre buscar ter um padrão elevado dos educandos, é visto que há uma necessidade de resgate da cultura brasileira no universo da dança pelo caminho da tematização dos princípios culturais, tendo como intuito de estimular a identidade social dos alunos, enriquecendo o processo de construção da cidadania no indivíduo. Pois, quando entendemos os significados e sentidos da dança, percebemos o desenvolvimento social, cultural e histórico das diversas nações.
A dança hoje é vista como um elemento folclórico ou de diversão, ela é sem contexto dentro da grade escolar, raramente é tratada como um conteúdo que tem um conhecimento próprio, tendo a capacidade de apreender a expressão corporal como linguagem.
A dança também consegue levar o aluno a conhecer outras crenças, culturas, modos de viver diferentes, e ainda durante o método educacional poderá ter uma contribuição para o melhorar as habilidades físicas, a potencialidade cada pessoa. Há a possibilidade dos alunos encontrarem um novo jeito de se expressar, comunicar, assim descobrindo uma nova linguagem corporal, permite despertar o interesse em pesquisas, conseguindo crescer o seu conhecimento.
A dança, na Educação Física, sendo conhecimento gerado documentadamente pelo ser humano traz consigo simbologias e sentidos de culturas, mostrando grande relevância, no que se refere a respeito à formação do ser humano, ainda por seu aspecto de expressão e comunicação. Os professores de educação física nas esc0las municipais tanto estaduais demonstram compreender essa contribuição que se desenvolve no aluno através da dança, mas, a dança fica longe de suas aulas por motivos financeiros ou por qualificação precária ou até por não ter intimidade com o conteúdo, e assim os alunos deixam de viver a dança como fonte para sua vida educacional.
Ainda sendo influenciados, os professores de educação física, sobretudo pela perspectiva esportista, continuam limitando os conteúdos das aulas mais comuns, como, por exemplo, futebol, vôlei, basquete e peteca. Na maioria dos casos, esses conteúdos são distribuídos sem nenhuma organização e são apresentados de forma desordenada ou aleatória, ou seja, estes são sequenciados sem nenhum critério consistente. Já não bastasse isso, é comum que os conteúdos esportivos sejam passados de uma forma superficial, apenas na ótica do saber fazer.
O método de aprendizagem-ensino dá a oportunidade que professores e alunos se encontrem, socializem, troquem conhecimentos, afetos, experiências, sonhos, utopias e histórias. O professor deve sempre mediar com instrumentos pedagógicos e os alunos respondendo e também sendo mediadores daquilo que ainda não conseguiram.
Na real, alunos e professores devem viver uma eterna troca, um processo de profunda interação, onde uma prende com o outro. E essa troca não existe um único senhor do conhecimento, mas sim seres inacabados que aprendem e se ensinam mutuamente.
E dança pode ser uma grande ferramenta para essa troca de conhecimento e vivencia não só entre professor e alunos, mas, sim aluno com aluno, trazendo assim uma aprendizagem sobre a convivência em sociedade dos mais diversas culturas, raças e cores.
Outra coisa boa a se falar é que com a dança, alunos em situação de risco social, podem ser tirados dessa situação, trazendo uma visão ampla pra algo do futuro. Fazendo com que assim a escola possa ser uma contribuinte na redução de crimes e outras ações antissociais.
...