A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Jardelfrance1 • 9/7/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 5.543 Palavras (23 Páginas) • 427 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5
2.1 A IMPORTÂNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 5
2.2 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS DESAFIOS NO TRABALHO COM A DANÇA NA ESCOLA 6
2.3 POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS NO CONTEXTO ESCOLAR 6
2.4 A DANÇA ENQUANTO ASPECTO DA CULTURA E POSSIBILIDADES PARA UM HÁBITO DE VIDA SAUDÁVEL 7
3 ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 8
3.1 A SÍNDROME DE DOWN, SUA DEFINIÇÃO E AS SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS 8
3.2 A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9
3.3 AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9
3.4 OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA 10
3.5 OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DOS ALUNOS 10
4 ANALISE E CONSIDERAÇÕES SOBRE O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES 11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Anexo A – Entrevista 1 e Foto da professora em ação 17
Anexo B – Entrevista 2 e Fotos da professora em ação 19
- INTRODUÇÃO
O esporte e a educação física são, instrumentos, importantes aliados na construção do desenvolvimento humano do aluno, através das modalidades esportivas é possível que os alunos e professores construam estratégias metodológicas para aplicação teórico-prática dos conteúdos relacionados a disciplina e ao conteúdo.
O esporte é um conteúdo tradicional nas aulas de educação física, levando muitos professores a trabalharem-nos, exclusivamente, em detrimento de outros conteúdos importantes. É certo que o esporte tem uma grande aceitação entre os alunos, muitas das vezes pelas vivencias trazidas da família e outros motivos. As modalidades esportivas envolvem muito movimento humano, tanto em ritmo de iniciação ou em alto desempenho, essas modalidades também tem o poder de levar os alunos a uma reflexão social,
O esporte deve ser trabalhado nas escolas, alinhado a interdisciplinaridade e a outros conteúdos que se aplicam as series, é plenamente possível fazer do conteúdo esporte um aliado importante na aquisição de conhecimento e até mesmo ao desenvolvimento e ao descobrimento de talentos no campo do esporte de alto nível, mas isso não será impossível se não tivermos o esporte como como instrumento de transformação social.
Voleibol, basquetebol e atletismo, são esportes conhecidos e bastante praticados tanto para iniciantes quanto pelos de alto desempenho, o atletismo é uma modalidade que se diferencia dos outros, por causa de suas peculiaridades, uma vem que a literatura o trata como esporte individual, mas o revezamento 4x100 envolve vários atletas.
O presente trabalho visa conhecer as abordagens e métodos pedagógicos de ensino do esporte, assim como compreender o Esporte como um conteúdo da educação física escolar e suas potencialidades e dificuldade na intervenção, refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de educação física no campo do esporte, e por fim elaborar um plano de aula visando o desenvolvimento de modalidades coletivas e do atletismo.
- ABORDAGENS E MÉTODOS NO ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológico como cognitivo e motor. Porém a dança enquanto conteúdo da educação física escolar, é desprezada e discriminada, pouco colocada em pratica e quando assim o fazem é em tempos de datas comemorativas, do tipo são João, dia dos pais e de mães dentre outras.
De acordo com Andrade e Lira (2013, p. 1) “A dança hoje é tratada como um componente folclórico, uma diversão, ela é descontextualizada no currículo escolar, raramente é tratada como um conteúdo que possui um conhecimento próprio, capaz de apreender a expressão corporal como linguagem”.
Devemos entender a dança no ambiente escolar, como uma importante ferramenta de aprendizagem. Esse entendimento também é compartilhado por Strazzacappa (2001, ) que diz “A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas”. É por isso que ela deve ser levada a serio e colocada no devido lugar de importância na sala de aula.
- A IMPORTÂNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Se levarmos em consideração que o movimento corporal é importante, podemos com toda certeza afirmar que o conteúdo de dança na educação física escolar é importante, pois a dança como parte integrante da educação física escolar, é um instrumento de ensino que leva os alunos ao movimento corporal, não só ao movimento mas, ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas.
...