A DANÇA FOLCLÓRICA
Por: GELOCHRISTIAN • 25/5/2021 • Trabalho acadêmico • 807 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO CAMPUS NOVA IGUAÇU
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MATRICULA 201512464601
RELATÓRIO DE TRABALHO
TEORIA E PRÁTICA DO FOLCLORE E DANÇA
[pic 1]
NOVA IGUAÇU
2021
1
SÚMARIO
- INTRODUÇÃO DE CONCEITO SOBRE FOLCLORE GERAL
- HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO PR
- HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO SC
- HISTÓRIA & DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO RS
- REFERENCIAS DE PESQUISAS
NOVA IGUAÇU
2021
2
INTRODUÇÃO
O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares por todo seu território onde englobam aspectos da identidade nacional.
Através de suas criações culturais, coletivas ou individuais.
O Folclorismo Nacional ( ciência que estuda o folclore ), definitivamente se institucionalizou e recebeu sua conformação conceitual sobre a temática.
A partir da década de 1970. Sendo compostas por contribuições das mais variadas culturas portuguesa, europeia, africana e indígena.
As lendas da REGIÃO SUL misturam as tradições de diversos povos, como.
Indígenas (devido sua existência de moradia por todo território brasileiro)
Africanos (devido ao tráfico de escravos para o Brasil século XVII) e
Europeus (devido à imigração de portugueses, holandeses, alemães... )
Sendo hoje o objeto de inúmeros estudos e recebendo uma larga divulgação nacional e internacional sobre a temática constituindo, além disso, elemento importante da própria economia do Brasil pela geração de empregos, pela produção e vendas no comércio de bens associados ao turismo cultural.
3
DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO PARANÁ
Diferentes ritmos e influências compõem as danças típicas paranaenses
A cultura do Paraná é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pelo povo paranaense. É possível observar a cultura local no artesanato, nos costumes, nos hábitos, na culinária, na religiosidade, no folclore, ou seja, nas diferentes maneiras de expressão dos paranaenses.
Em sua composição étnica, a cultura do Paraná soma uma abundância de etnias como portugueses, espanhóis, italianos, alemães, neerlandese,
poloneses, ucranianos, árabes, coreanos, japoneses, indígenas e africanos, além dos próprios gaúchos, catarinenses, paulistas, mineiros e nordestinos, que colaboraram para o fortalecimento da identidade do povo paranaense
Dança do Fandango
Dança típica do litoral paranaense, o fandango está fortemente associado ao modo de vida caiçara. Os versos são cantados ao som de violas e rabecas. A dança pode acontecer em pares ou através dos chamados batidos, quando os homens usam tamancos de madeira, intercalando palmas e batidas no assoalho.
[pic 2]
4
DANÇA FOLCLÓRICA NO ESTADO SANTA CATARINA
Santa Catarina, foi descoberta das ricas terras do Brasil, logo entrou na rota dos navegadores europeus. A primeira expedição significativa a chegar a SC foi a do português Juan Dias Solis, em 1515. O litoral catarinense era habitado por índios carijós, do grupo tupi-guarani. O navegador deu o nome de “ Baía dos Perdidos “ às águas entre a ilha de SC e o continente por conta do naufrágio de uma embarcação no local.
O italiano Sebastião Caboto, a serviço a Espanha, chega com sua expedição em 1526 e, ao publicar seus mapas referentes à região, denominava a ilha de Santa Catarina de “ Porto dos Patos “ Pela primeira vez, iria aparecer SC no mapa mundial de Diego Ribeiro 1529.
...