A IMPLANTAÇÃO DE GINÁSTICA LABORAL NUMA ORGANIZAÇÃO DE TRANSPORTE LOGÍSTICO
Por: Adriana.Santos18 • 18/11/2018 • Projeto de pesquisa • 4.576 Palavras (19 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
ADRIANA BISPO SANTOS
PROJETO DE TCC
GINÁSTICA LABORAL E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO DE TRANSPORTE LOGÍSTICO
Salvador - Bahia
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ADRIANA BISPO SANTOS
GINÁSTICA LABORAL E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO DE TRANSPORTE LOGÍSTICO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina TCC II (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Jorge Amado.
Orientador: Prof. Dr.Hélio José Bastos Carneiro de Campos
Salvador – Bahia
2014
ADRIANA BISPO SANTOS
GINÁSTICA LABORAL E OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO DE TRANSPORTE LOGÍSTICO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado com requisito para a obtenção da graduação de Bacharel em Educação Física do Centro Universitário Unijorge
Aprovada em 15 de dezembro de 2014
Banca Examinadora
Hélio José Bastos Carneiro de Campos (orientador) _____________________________
Prof. Dr
Cristiano Seara Pennas Pitanga (co-orientador) ________________________________
Drd
Dedico este trabalho de maneira incondicional, a minha filha Eduarda Rodrigues, minha amiga, companheira e incentivadora e minha maior motivação nesta longa jornada, pois me ajudou e estimulou constantemente. Eduarda é por você que não desisto, te amo.
AGRADECIMENTOS
“A gratidão é algo que não pode ser imposto, ela nasce naturalmente do interior de cada um”.
Adriana Bispo
Meu sincero agradecimento às pessoas que contribuíram para a realização deste artigo segue a minha singela homenagem:
- Em primeiro lugar, agradeço a Deus sempre soberano em minhas decisões, não me deixando sozinha em nenhum momento e me fortalecendo a cada queda;
- Aos meus irmãos e irmãs pela paciência quando não pude estar presente, em especial Wallace Fabrício por colaboração, incentivo e paciência;
- A minha filha Eduarda, pelo amor, carinho e determinação passada;
- Aos meus patrões Najara e Valter, pela disponibilidade e colaboração para a realização deste trabalho;
- Ao professor Hélio Bastos, pela orientação e importante contribuição para apostar no tema do meu artigo;
- Aos colegas de trabalho que me ajudaram com a sua participação voluntária para a coleta de dados.
- A minha amiga Ingrid Girardi pelo companheirismo e ajuda na realização deste trabalho.
- Ao professor João Franco pela constante disponibilidade em ajudar neste projeto.
A todos o meu muito obrigado!!!
RESUMO
As ações voltadas para a promoção da saúde e bem-estar do trabalhador vêm sendo bastante estudadas. A prática da Atividade Física no local de trabalho está ganhando aos poucos espaço nas organizações públicas e privadas, com o intuito de prevenir doenças ocupacionais (LER/DORT), reduzindo custos com afastamentos e visando o retorno financeiro com o aumento da produtividade e também proporcionar a melhora da Qualidade de Vida dos seus funcionários. Atualmente o Programa de Ginástica Laboral é um dos mais adotados pelas organizações. O objetivo deste estudo é apontar os desafios para a implantação do Programa de Ginástica Laboral em um empresa de Transporte Logístico. Foram entrevistados 15 trabalhadores da Transportadora Mann, todos do sexo masculino e do setor operacional da empresa, com a faixa etária de idade dos 23 aos 57 anos, que não conhece o programa de Ginástica Laboral, porém se mostram interessados em participar e que sofrem de dores originadas da execução de suas tarefas. Assim a implantação do Programa de Ginástica Laboral se mostra ser necessário para uma melhora nas condições de trabalho da Transportadora.
Palavras-chave: Ginástica Laboral, doenças ocupacionais, atividade física, qualidade de vida, saúde do trabalhador.
Abstract
The actions to promote worker health and well-being have been widely studied. The practice of physical activity in the workplace is slowly gaining space in public and private organizations, in order to prevent occupational diseases (RSI / MSDs), reducing costs removals and targeting the financial return with increased productivity and also provide the improvement of life quality of its employees. Currently the Gymnastics Program is one of the most widely adopted by organizations. The objective of this study is to point out the challenges for the deployment of Gymnastics Program in a Logistic Transport company. We interviewed 15 workers Carrier Mann, all male and operating sector of the company, with the age-old from 23 to 57, who does not know the Gymnastics program, but may be interested in participating and suffering from pain arising from the execution of their tasks. Thus the implementation of Gymnastics program turns out to be necessary for an improvement in our Carrier's working conditions.
Keywords: Labor Gymnastics, occupational diseases, physical activity, quality of life, worker health.
- Introdução[a]
A ciência revela hoje mais do nunca, a importância da atividade física na vida das pessoas e dos males causados pelo sedentarismo e, vários estudos mostram a eficácia e os benefícios em que uma simples mudança de hábito pode resultar em uma melhor qualidade de vida das pessoas.
O movimento é algo essencial na vida do ser humano, pois é um estímulo para o desenvolvimento osteomuscular, cardiorrespiratório e nervoso, neste contexto, a atividade física constitui uma parte integral, onde o homem necessita para manter-se saudável fisicamente e emocionalmente falando. Embora seja tão importante na vida do ser humano, a atividade física tem um obstáculo imprescindível: a falta de tempo, pois devido a longas jornadas de trabalho a maioria das pessoas não dispõe de tempo para praticar qualquer que seja o tipo de atividade física.
...