Métodos Socializadores e as competições escolares no Ensino Fundamental
Por: gilsandro03 • 12/6/2018 • Projeto de pesquisa • 4.466 Palavras (18 Páginas) • 522 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
RESUMO
A Educação Física, no geral é vista por algumas escolas como sendo somente uma finalidade da prática esportiva ou mesmo para o cumprimento de um currículo, sendo, porém esta inserida sem nenhuma reflexão mais ampla de como pode ser abordado na escola. No entanto, a Educação Física na escola, muito mais que uma prática esportiva pode ser utilizada para novas possibilidades de socialização e interação entre os alunos. Neste sentido, este projeto de pesquisa busca compreender os métodos socialializadores e as competições escolares no ensino fundamental. Para tanto, foram elencados como objetivo geral: Investigar como o Esporte é trabalhado como método socializador nas aulas de Educação Física, seguidos pelos objetivos específicos que são: Apresentar aspectos pedagógicos da Educação Física enquanto disciplina e Aprofundar a vinculação da proposta pedagógica do esporte ao contexto educativo no Ensino Fundamental II. A Revisão bibliográfica será fundamentada em obras de autores com grande currículo nesta área.E por fim um estudo de caso analisando como é realizada a Educação Física na Escola como Esporte, através de um questionário e ainda analise de dados aqui apresentada para conhecer a realidade das aulas de educação física ” com o intuito de avaliar as praticas pedagógicas dos professores desta disciplina.
Palavras-chave: Métodos Socializadores. Práticas Pedagógicas. Contribuições e Finalidades da Educação Física.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 4
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 6
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 7
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 11
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 12
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6 REFERÊNCIAS 14
- INTRODUÇÃO
A prática pedagógica escolar tem se apresentado como um grande desafio, especialmente se essa prática remete a constantes reflexões sobre a elaboração do conhecimento, os processos de educação, a aprendizagem e o ensino. Uma vez que é nesse contexto que ocorre o fazer pedagógico. A educação física detém serias responsabilidades como proporcionar ao aluno oportunidades para desenvolver a confiança em si mesmo, compreensão do ambiente e capacidade de comunicação. Com isto, direcionada ao ambiente educacional, a educação física cumpre seu papel estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como componente curricular obrigatório, enquanto área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento, culturalmente construídas e historicamente desenvolvidas pelo homem.
Em todas as demais disciplinas curriculares, existem conteúdos que são considerados mais importantes para o aprendizado do aluno. Na Educação Física, não é diferente, e o conteúdo do Esporte, é sem sombra de dúvidas, não só parte da história desta disciplina, como se constitui como elemento fundamental e se faz presente em todas as instituições escolares, assim como em todas as modalidades de ensino.
Portanto, a educação física escolar precisa fazer o seu papel. E um desses, é defender o conhecimento adquirido da relação entre as pessoas e seu mundo. É a disciplina que na escola, contribui na busca da construção de um novo ensino para uma nova escola, e, ainda, embora a educação física tenha uma relação direta com o corpo em movimento esse não deverá ser o único fator a ser considerado, mas, também, o corpo cultural e histórico.
A partir desta idéia, o educador precisa sempre levar aos seus alunos atividades que permitam uma movimentação variada e exploradora do corpo e do ambiente em que estão situados. Sempre adequados ao grau de desenvolvimento em cada etapa da vida escolar dando-lhes plena liberdade e espontaneidade de movimentos como saltar, correr, girar, arremessar e outros. Permitindo assim, vários benefícios como desinibição para participação das aulas, descarga de agressividade, manutenção da saúde e até corrigindo equívocos de atitude.
Estudos fundamentaram uma proposta para o ensino da educação física reconhecida como um avanço de sua área, a qual é formada por uma concepção de currículo, vinculado a teoria geral do conhecimento com a psicologia cognitiva, de forma a fundamentar a reflexão e a prática pedagógica desenvolvidas no processo de escolarização, onde o objetivo seja o de favorecer a autonomia e aptidão física de forma a abranger todos os alunos, e não somente os mais “habilidosos”.
- TEMA DO PROJETO
O tema escolhido para elaboração desta pesquisa se deu a partir das tendências atuais da Educação Física que reconhecem o Esporte na Escola como fenômeno cultural e não descaracteriza a prática esportiva através das competições escolares como conteúdo da disciplina e métodos de socialização, mas apontam para a necessidade de novas abordagens para o tema, com uma mudança de paradigmas de seus sentidos e significados.
- JUSTIFICATIVA
A justificativa sustentadora desta reflexão está relacionada à necessidade de se efetivar uma critica superadora das teorias e tendências pedagógicas que vêm sustentando a educação física escolar no Brasil nos últimos anos e ainda de ver que apesar dos jogos ainda em sua grande maioria serem vistos por algumas escolas como sendo somente uma finalidade da prática esportiva ou mesmo para o cumprimento de um currículo, sendo, porém estes absorvidos sem nenhuma reflexão mais ampla de como pode ser abordado na escola, é possível, no entanto ver o esporte na escola, como sendo muito mais que uma prática esportiva, podendo este ser utilizado para novas possibilidades de socialização e interação entre os alunos.
...