Os Processos Escolares no Ensino Fundamental
Por: pitagoras543 • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.110 Palavras (13 Páginas) • 532 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.................................................................5
2.1 Analise Das Respostas.........................................................................7
3. CONSIDERAÇÕES DO GRUPO...............................................................9
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................10
5 ANEXOS..................................................................................................11
1- INTRODUÇÃO
Objetivo do trabalha de grupo deste semestre é refletir sobre o planejamento diante do processo de ensino aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos. Assim, analisar como é realizado o planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Como futuros professores nos necessitamos sedimentar em nossa formação os fundamentos e metodologias especificas desse ambiente educativo, com vistas a trabalhar conteúdos das diversas áreas do conhecimento.
O trabalho foi desenvolvido na cidade de Morrinhos/ GO, na Escola Municipal Dom Bosco que atende crianças da 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental.
Foi realizada uma entrevista com cada um dos professores do turno Matutino da escola onde foram realizadas perguntas para saber qual a formação inicial dos professores, se eles sabem o que é planejamento, como é feito o planejamento deles, etc.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado. Desta forma, como diz Libâneo “[...] a aprendizagem é uma atividade do aluno visando à apropriação de conceitos, métodos e instrumentos cognitivos, mas necessita de uma “intervenção” do outro, por meio da mediação [...]”. (LIBÂNEO, 2012, p.43).
No sentido do planejamento nos espaços educativos, Libâneo (2001, p. 221) aponta que o planejamento é “[...] um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.” Nessa visão, o planejamento é visto como um procedimento de ação e interferência sobre as problemáticas identificadas no contexto escolar. Nesse aspecto, o planejamento valoriza a realidade vivenciada nos espaços da escola e atua de maneira a obter melhores resultados. Para isso, opta-se por trabalhar em favor da transformação do aluno e da promoção de uma escola com características mais apropriadas para a formação do cidadão.
O domínio da leitura e da escrita é condição essencial para que o sujeito atue na sociedade, esta sociedade cada vez mais tecnificada. A tecnologia permitiu os avanços dos meios de comunicação e informação, exigindo do sujeito maior destreza na utilização desses aparatos e leitura mais crítica sobre a organização social. Logo apenas ler e escrever, a mera decodificação de códigos, não atende às necessidades postas na atual sociedade, faz-se necessário que o sujeito se aproprie de conteúdos essenciais para o exercício de sua prática social. Com isto, ir além da decodificação de códigos é propor na escola, a prática social da leitura e da escrita fundamentada no letramento.
Dalmás (2008, p. 25) aponta que “[...] o planejamento é um processo.” E processo diz respeito a algo que acontece à medida que as coisas são determinadas. Também, o planejamento como um processo pode ser visualizado com a ideia de construção e reconstrução, o que implica afirmar que ele é resultado de uma ação contínua, baseada em diferentes elementos.
Como a coordenação pedagógica e os professores podem definir a maneira de mediar à prática social da leitura e da escrita com os alunos? Sabe-se que historicamente métodos de alfabetização foram constituídos com propostas diferenciadas de alfabetização, por exemplo, do método tradicional, passando pelo método global.
A seleção de um método que oriente o fazer pedagógico na escola deve estar alinhada ao que propõe o projeto pedagógico curricular, suas orientações e a partir do documento norteador, estabelecer as análises da prática social dos alunos e definir os objetivos de aprendizagem, as fontes de estudos e de aproximação com o conteúdo, os procedimentos metodológicos, o processo de avaliação.
2.1 Analise Das Respostas
A idéia de planejamento dos professores é complexa, algumas professoras buscam o sentido real, outras se perdem. Percebemos que elas têm um cronograma de planejamento semanal, onde todas comparecem e planejam junto o que é muito bom para o crescimento, afinal, desta forma elas podem trocar experiências e uma pode ajudar a outra quanto a possíveis duvidas.
Senti que há uma falha da coordenação com relação ao acompanhamento e as instruções. Assim os professores se sentem perdidos e faz o planejamento ao seu modo.
Todas elas só possuem orientação de planejamento que receberam no curso de formação delas, além das experiências adquiridas no dia a dia e da troca de informações entre colegas. Mas, nenhuma se dispõe a fazer um curso especifico na área de planejamento.
Nenhuma soube responder sucintamente
...