A Importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico
Por: João Pereira • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.632 Palavras (7 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
JOÃO PAULO PEREIRA FILHO
R.A 8023811
Portfólio 1
Neuroanatomia
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Neuroanatomia, ministrado pela Profª Camila Tavares Valadares da Silva
Brasília
2017
1)Qual importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico?
R: A posição anatômica é importantíssima para a atuação do profissional de educação física, pois a partir desse conhecimento podemos entender onde localizamos por exemplo os ossos e músculos e como podemos trabalhar eles da melhor forma, e assim desenvolver a melhora para a prática das atividades físicas
2) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção?
R: Plano medial ou sagital: São todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio(ex: a orelha). O plano sagital mediano(ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.
Plano frontal ou coronal: São todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio(ex: testa). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.
Plano transversal: São todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.
Os termos relacionados a cada plano de secção são: Anterior/central/frontal (localizado a frente do corpo), posterior/dorsal (localizado em direção às costas do corpo), Médio(interposto entre a parte anterior e posterior do corpo), superior/cranial (localizado superiormente ao corpo), inferior/caudal (localizado inferiormente ao corpo)
3) Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao seu tipo?
R: Os ossos dos membros inferiores são compostos por quatro segmentos: cintura pélvica(ilíaco), coxa(fêmur),perna(tíbia e fíbula) e os pés(Tarso, metatarso e falanges)
já os ossos dos membros superiores são compostos por quatro segmentos: cintura escapular(clavícula e escápula), braço (úmero), antebraço (rádio e ulna), e mão (carpo, metacarpo e falange).
Podemos classificar os ossos como:
Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Exemplos: ossos dos membros, como o fêmur (no membro inferior) e o úmero (no membro superior).
Ossos curtos: são aqueles em que as três dimensões se equivalem. Exemplos: tarsos, carpos e calcâneo.
Ossos planos ou chatos: são aqueles em que a espessura é bem menor que o comprimento e a largura. Exemplos: escápula, esterno e os ossos da bacia.
Ossos alongados: são as costelas, que se diferenciam dos ossos longos pela ausência de canal medular.
Ossos irregulares: são as vértebras, que não apresentam forma definida.
Ossos pneumáticos: são aqueles que apresentam cavidades com ar. Exemplos: ossos frontais.
4) Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?
R: OMBRO
O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral.
Morfologicamente é uma aticulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana. Na articulação glenoumeral: esferoide.
Funcionalmente é classificado como triaxial, permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução, e rotação e circundação.
COTOVELO
Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal.
Morfologicamente é uma articulação móvel, do tipo sinovial.
Na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo (articulação em dobradiça). Na articulação úmero-radial: tipo esferoide (enartrose).Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.
Funcionalmente é classificado como monoaxiais. As articulações só permitem a flexão e extensão.
PUNHO
A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica.
Morfologicamente é uma articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).
Funcionalmente é classificado como biaxial. Permite o movimento de flexão e extensão, abdução e adução.
A importância do conhecimento dessas classificações é altamente recomendável, pois muitos exercícios e movimentos em nossa área de atuação são focados nessas articulações(ombros, cotovelos e punhos), portanto para uma melhor preparação dos planos de treinamentos é fundamental termos esse conhecimento.
5) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?
R: são eixos anatômicos:
•Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior. Perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital. Eixo que possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex: articulação do ombro, do quadril, etc.
•Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso. Perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como transversal ou horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex: articulação do ombro, cotovelo, etc.
•Eixo Longitudinal: Estende-se de cima para baixo(ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação Medial. Ex: articulação do cotovelo, ombro, etc.
Os planos secção dos eixos são:
•Plano Mediano
•Plano Sagital
•Plano Frontal
•Plano Transversal
6) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?
R: Agonista: são músculos principais com movimento específico no corpo, ele se contrai ativando os movimentos desejados
...