A Manutenção Do Programa De Exercícios Durante A Gravidez
Por: michellelaureano • 18/4/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 120 Visualizações
GESTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA: MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DURANTE A GRAVIDEZ
Andréia Silva Muniz1, Di Stefano Alexandre Cunha2, Jhainny Lins Lima3, Michelle Bárbara de Jesus Laureano4
Lucimara Perente Domiciano (orientadora)
Universidade de Uberaba, 1andreia_muniz42@hotmail.com, 2distefanocunha1@gmail.com, 3jhainnykado@outlook.com, 4michelle-laureano@hotmail.com
Linha de trabalho: Pratica Pedagógica III.
Resumo
O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão bibliográfica sobre a importância da atividade física durante a gestação. A conscientização sobre a importância dos exercícios para assegurar boas condições físicas e mentais fez crescer o número de praticantes de atividade física, inclusive no período gestacional. Os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhorar a postura, diminuir dores lombares e ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional. Além disso, se exercitar ajuda a fortalecer a musculatura do corpo da mulher. Mas a prática deve vir acompanhada de cuidados para não prejudicar a mãe nem o bebê.
Palavras-chave: gestação, atividade física, dor lombar e cuidados.
Contexto do Relato
Este texto tem a pretensão de apresentar uma reflexão sobre as atividades realizadas no componente Pratica Pedagógica III. Este componente traz consigo um papel considerável; pode-se dizer um momento importante do curso, o qual tem por objetivo interfacear os componentes curriculares cursados do primeiro ao quarto período do processo de formação em Educação Física, dando sentido e significado às disciplinas estudadas. A cada semestre tínhamos uma proposta de atividade diferente. Neste semestre, fomos instigados a construir nosso primeiro trabalho científico. A professora nos orientou a escolher um tema que tínhamos curiosidade em aprofundar nossos conhecimentos, lembrando que o mesmo tinha que estar relacionado com componentes curriculares já cursados.
Nessa vivência, compreendemos constantemente a necessidade de analisar, identificar, assimilar e apreender as informações estudadas em cada componente curricular.
Segundo Ferreira e Col. (2014) devido às diversas melhorias na qualidade de vida, e a aversão pela obesidade, cada vez mais se encontra mulheres que se mantêm ativas em relação à rotina do dia a dia, no período gestacional. Essas mulheres frequentam programas de atividade física e alimentam-se de forma correta e saudável. Assim diretrizes para a promoção de estilos de vida saudáveis têm sido recomendadas pelos órgãos envolvidos com a saúde publica, destacando-se a prática de atividade física regular em todo ciclo vital.
Essa prática de atividade física só poderá ocorrer quando a mãe apresenta uma gestação sadia, pois, grávidas que mantém suas atividades diárias sentem-se melhor fisicamente e psicologicamente, conseguindo obter um maior controle sobre seu peso, proporcionando um aumento do peso para o feto (WHO,1995).
Detalhamento das Atividades
A escolha deste tema surgiu pelo nosso interesse nas áreas de Ginástica e Fisiologia do Exercício.
Objetivo desse estudo foi apontar através de um estudo bibliográfico os benefícios da prática da atividade física durante a gestação. Mais especificamente, analisar os artigos científicos publicados nos últimos dez (10) anos sobre o tema, identificar as principais melhoras fisiológicas durante a gestação e ainda listar os benefícios propiciados pela prática regular de atividade física no período gestacional.
Para desenvolvimento do presente estudo foram incluídos artigos indexados no período de 2010 a 2020. Utilizamos quatro bases de dados para constituição da revisão bibliográfica: EDPORTES, EDITORA UNIVERSA, REV BRAS GINECOL OBSTET, FISICOTER MOV. Os descritores utilizados para busca do artigo foram: gestação, atividade física, dor lombar e cuidados.
Análise e Discussão do Relato (ou subtítulo 3)
Os benefícios da pratica regular de exercício físico já é bastante consolidada em qualquer estudo ou pesquisa. À vista disso, vem sendo comprovado também os benefícios para mulheres grávidas, resultando na melhora de dores lombálgicas e pélvicas, controle de peso, facilidade no parto, entre outros que serão discutidos na presente pesquisa.
A revisão bibliográfica em estudo diz que mesmo uma mulher não praticante de exercícios físicos antes da gestação, pode sim iniciar um programa de atividade física após a descoberta, desde que tenha um acompanhamento médico, visto que há muitos riscos a serem analisados. Exercícios resistidos de intensidade leve a moderada são os mais indicados para este caso, pois podem promover melhora na resistência e flexibilidade muscular, redução de dores nas mãos e pés e menor estresse cardiovascular sem causar lesões ou complicações na gestação (LIMA, 2005, p.188-190).
Em relação a saúde mental, foi comprovado que as gestantes ativas têm sua autoestima elevada, aumentam o convívio social e melhoram os aspectos emocionais, decaindo riscos de depressão durante a gestação e/ou pós parto. Com isso, esses fatores contribuem para que elas continuem se exercitando e tendo um percentual ainda maior de satisfação nas questões físicas.
Análise e discussão do relato: colocar em evidência os resultados (positivos e/ou negativos) que a realização da experiência proporcionou; o que se aprendeu com ela; o que a experiência ensinou. (falta fazer)
Através dos dados obtidos fizemos uma análise qualitativa dos resultados, confrontando-os com os fundamentos teóricos encontrados na revisão da literatura....
Depreendemos que o objetivo da experiência foi alcançado, pois
Considerações Finais (falta fazer)
Que implicações essa experiência trouxe para o meu que-fazer; o que outros podem aproveitar deste trabalho ou relato; outras.
Ao fim dessas experiências práticas, leituras, reflexões, debates e discussões, o grupo obteve grande conhecimento, um olhar mais crítico e cauteloso a respeito. Portanto/ Entretanto/ Finalizando/ Assim sendo/ Enfim...
...