A Metodologia do Ensino do Voleibol
Por: Renan Souza • 29/5/2021 • Monografia • 716 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
2.Desafios e Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde.
O trabalho de promoção de saúde realizado pelo professor de Educação Física dentro do SUS, se torna importante para inserir na população a prática de atividades físicas e práticas corporais fazendo com que a Educação física seja parte importante da equipe multidisciplinar. Quando esses profissionais são incluídos ocorre a melhora da qualidade de vida da população, consequentemente, os gastos com medicamentos irão diminuir.
Na sociedade atual vários fatores levam a população se descuidar com relação a alimentação e a prática de atividade física, pois seus compromissos diários como estudo e trabalho ocupam praticamente o dia todo do indivíduo. A pratica do exercício físico possui um impacto positivo no controle da hipertensão arterial, por exemplo.
O professor de Educação Física atua com a prevenção de doenças com grande fator epidemiológico, e cabe a ele motivar a prática de atividades físicas para que a população tenha a prática como algo prazeroso e positivo que trará inúmeros benefícios à saúde, e melhora a qualidade de vida dos participantes, os encontros podem ser feitos ao ar livre, dando a possibilidade de convivência com outras pessoas ou até mesmo com os próprios familiares.
Surgem alguns desafios para os educadores físicos, muitos estudantes durante a graduação não tem muito contato com temas relacionados a Saúde Coletiva. Apesar de vários avanços durante a graduação em Educação Física, o que vemos ainda é um modelo que visa apenas uma atuação nos sinais e sintomas de doenças, e a atividade física acaba sendo vista pela população como um “remédio”, o que faz com que ocorram algumas desistências por parte da população em participar das atividades.
Outro fator é o local onde as atividades serão feitas, onde as aulas poderão ser realizadas, quais materiais o educador vai ter disponível para dar as atividades. A organização do trabalho multidisciplinar de toda a equipe também precisa ser levada em consideração, para que não seja feita uma aula qualquer e sem compromisso e que a atividade não seja vista apenas como um controle de sintomas de doenças, e sim que as pessoas tenham a atividade física como um hábito para toda vida.
3. Idosos e Cardiopatas.
Quais são as características da cardiopatia/cardiopata?
- A cardiopatia é a inflamação do músculo cardíaco, que provoca o aumento e enfraquecimento comprometendo a capacidade de bombear sangue.
Quais os cuidados que o profissional deve ter no trabalho com idosos cardiopatas? Lembrando que essas pessoas tomam medicamentos, e o profissional precisa tomar conhecimento de suas características.
- Após a liberação médica para a prática de atividade física, todos os exercícios são prescritos de maneira individual e com maior atenção ao tempo do exercício, a frequência e intensidade.
Quais práticas de atividades físicas são mais indicadas? Justifique sua resposta.
- Atividades aeróbicas como a caminhada por exemplo, são consideradas as mais indicadas, por melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação em membros inferiores além do controle
...