A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA PROFESSOR MANUEL VALENTE DO COUTO, ÓBIDOS, PARÁ
Por: Claudir Gomes • 21/4/2019 • Artigo • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 362 Visualizações
A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA PROFESSOR MANUEL VALENTE DO COUTO, ÓBIDOS, PARÁ[1]
Claudir Marinho Gomes[2]
RESUMO
O artigo identifica como ocorre a prática de educação física escolar na Escola Professor Manuel Valente do Couto, Óbidos, Pará, bem como verifica quais as práticas educativas utilizadas no 1º ano do ensino fundamental. Fizeram parte da pesquisa 04 pessoas, que estão diretamente envolvidas com o tema da pesquisa, optou-se pela utilização da abordagem qualitativa. Durante a analise dos dados coletados constatou-se que as práticas de educação física escolar, estão sendo prejudicadas por conta da falta de espaço adequado para a aplicação das atividades práticas, e diante dessa problemática, as aulas estão sendo ministradas de forma teórica, onde a ênfase esta sendo dada a questões de higiene, saúde, educação sexual, correção postural e alimentação.
Palavras chaves: prática educativa, educação física escolar, ensino fundamental.
INTRUDUÇÃO
Este artigo apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo identificar como ocorre a prática de educação física escolar na Escola Professor Manuel Valente do Couto, Óbidos, Pará, bem como verificar quais as práticas educativas utilizadas no 1º ano do Ensino Fundamental.
Apesar de a escola encontrar-se localizada em uma área central da cidade, a maior parte do público atendido por ela é de pessoas que convivem diariamente em territórios de vulnerabilidade social, pois residem em áreas periféricas, e esse é o principal motivo que justifica a escolha do local de pesquisa.
A escola foi inaugurada no ano de 1985, momentaneamente passa por uma reforma e ampliação do prédio. Atende uma demanda de aproximadamente 347 alunos e, possui um quadro funcional de 28 funcionários.
Os conteúdos educacionais tem que estar adequados à capacidade de aprender de cada aluno. Grespan (2012) afirma que é necessário atender os diferentes níveis de desenvolvimento de cada indivíduo em qualquer situação e condição que se encontre.
O texto está estruturado em quatro partes: fundamentação teórica, método de pesquisa, análise dos dados coletados e considerações finais.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Brasil (1997) retrata que no passado a Educação Física (EF) esteve ligada de maneira muito próxima a classe médica e as organizações militares, fator esse que contribuiu de forma determinante tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) expõe que o Estado fica encarregado de definir juntamente com os municípios, alternativas de cooperação que visa à oferta do ensino fundamental, observa que deverá ser assegurada a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do poder público.
Com relação ao profissional habilitado para ministrar as aulas de educação física o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), esclarece que é competência exclusiva do profissional de educação física graduado.
Segundo Maldonado e Limongelli (2009) citando Darido (2003) a partir da década de 80 a educação física passou por um período de valorização de conhecimentos adquiridos através da ciência, e nesse momento surgiram as abordagens de educação física escolar, assim denominadas por Darido (2003) as diversas concepções pedagógicas.
Nas séries iniciais do ensino fundamental, Maldonado e Limongelli (2009) afirmam que as abordagens de educação física escolar mais indicadas são: Construtivista-Interacionista, Desenvolvimentista, Psicomotricidade, Jogos Cooperativos, Abordagem da Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
O PCN da EF afirma que o aluno deverá ser capaz de enfrentar desafios corporais em jogos e brincadeiras, respeitar regras; interagir com os colegas sem discriminar por razões físicas, socioculturais ou de gênero; enfrentar situações de competição; estabelecer relações entre a prática de exercícios e a saúde; valorizar e vivenciar manifestações da cultural corporal de maneira receptiva.
A partir dos 07 anos a criança passa a se perceber mais corporalmente, o que acarreta uma mudança psicológica, devido à busca pelo autoconhecimento (GRESPAN, 2012).
Segundo Grespan (2012) existem escolas que não reconhecem a importância do ensino da educação física e acabam deixando-a em segundo plano.
2. MÉTODO
A pesquisa tem como objetivo identificar como ocorre a prática de educação física escolar na Escola Professor Manuel Valente do Couto, Óbidos, Pará, bem como verificar quais as práticas educativas utilizadas no 1º ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Manuel Valente do Couto, localizada no bairro de Santa Terezinha, na Cidade de Óbidos, Estado do Pará.
Segundo informações contidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Educacional, a escola foi inaugurada no ano de 1985, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Professor Manuel Valente do Couto.
Com relação ao aspecto físico a escola encontra-se passando por uma reforma e ampliação, mas segundo o PPP o educandário dispõe de uma área total de 2.809 m², sendo uma área construída de 1.237 m² e, uma área livre de 1.572 m². A área construída esta distribuída em: 08 salas de aula; 01 sala de direção; 01 laboratório de informática; 01 sala de professores; 01 secretaria; 03 banheiros; 01 depósito; 01 cozinha e; 01 área descoberta onde ocorrem as aulas práticas de educação física.
A escola atende a uma demanda de aproximadamente 347 alunos, nas modalidades de educação infantil (pré-escola) e ensino fundamental menor (1º ao 5º ano), dispõe de um quadro funcional de aproximadamente 28 funcionários.
Fizeram parte da pesquisa 04 pessoas: 01 diretor escolar; 01 coordenador pedagógico; 01 professor de educação física e; 01 responsável de aluno do 1º ano do Ensino Fundamental. Optou-se por entrevistar essas pessoas por estarem envolvidas diretamente com o tema da pesquisa.
Para coletar os dados da pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista com 2 perguntas abertas. Os dados foram analisados através da abordagem qualitativa.
...