Escola - professor - educação
Artigo: Escola - professor - educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcoshenrique • 17/11/2013 • Artigo • 695 Palavras (3 Páginas) • 530 Visualizações
o mundo esta cada vez mais direcionado com a tecnologia O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um 'conteúdo', ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar ideias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma 'docência do espaço'. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre o corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento. (FUNDESCOLA/MEC, 2006).esperando que os dirigentes da instituição entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo educacional, dando apoio as professores, equilibrando o gerenciamento empresarial, tecnológico e humano, e finalmente contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação na escola. É papel de o diretor auxiliar no ingresso da tecnologia tanto na parte administrativa como na inserção pedagógica, com seu apoio, as coisas se tornam mais fáceis.
PROFESSOR
O educador é um profissional em constante mudança, passando a ser o intermediário entre conhecimento acumulado, o interesse e a necessidade do aluno. Para um professor não é possível separar as dimensões pessoais e profissionais; essas dimensões são a forma pela qual cada um vive a profissão de professor, tão ou mais importante do que as técnicas que aplicam os conhecimentos que transmitem; os professores constroem sua identidade por referencia aos saberes (práticos e teóricos), mas também por um conjunto de valores.
Ao professor cabe o papel de facilitar, supervisionar, ser consultor do aluno no processo de resolver o seu problema, e não somente transmitir informação ao aluno; o professor devera se concentrar em propiciar ao aluno a chance de construir o próprio conhecimento, convertendo a enorme quantidade de informação adquirida em conhecimento aplicável na resolução de problemas de seu interesse. Ao trabalhar nessa construção de conhecimentos, é necessário conhecer o aluno, incentivando a reflexão e a crítica e permitindo que ele passe a identificar os próprios problemas em sua formação.
O professor precisa ter consciência de que sua ação profissional competente não será substituída pelas maquinas, mas ampliada no seu campo de atuação para além da sala de aula. Nessa perspectiva, ele passa a ser um indiscansável pesquisador, um profissional que se constrói a cada dia, que aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para se aprimorar cada vez mais, gerando melhorias de desempenho tanto pra si próprio quanto para os alunos.
O professor do futuro deve estar preparado para o uso das tecnologias em sala de aula como ferramenta de apoio pedagógico e, para isso, deve estar devidamente capacitado.
CONTEXTO PEDAGÓGICO
O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições
...