A Psicologia Aplicada
Por: wallace260698 • 8/11/2019 • Trabalho acadêmico • 710 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento
(Emoção ou problema) foi usado.
Segundo, STRAUB (2005) qualquer cenário que possibilite uma ação construtiva auxilia nos recursos de enfrentamento do problema. E o enfrentamento focado no problema direciona as situações de possível mudança.
Foi o que ocorreu com uma colega de trabalho e amiga pessoal de minha mãe, que focalizou no seu problema com a obesidade, buscou recursos e apoio social para fortalecer sua autoestima e mudar sua trajetória de vida.
Ela viveu a vida toda lutando contra a obesidade, desde criança que sempre esteve acima do peso, fez todos os tipos de dietas inimagináveis, tomou tudo que é formula receitada por endocrinologistas, fez academia e quando parava engordava tudo novamente e ganhava quilos extras.
Nos 5 anos de convivência diariamente com minha mãe, devido ao trabalho em que exerciam juntas ela presenciou várias crises e frustações de sua amiga por esta acima do peso. Crises essas como descreve minha mãe, sempre carregadas de sentimento de medo, tristeza, aceitação, negação, questionamento e dúvidas.
As palavras dela era que, ser gordo é ser diferente, e ser diferente sempre causa preconceito por parte das pessoas. Ela sempre foi passiva frente a todos os tipos de preconceitos que sofria, parecia não ter força para lutar contra aquele mal que tanto a afligia. Nem mesmo quando ficou presa na catraca do ônibus conseguiu reagir e buscar uma mudança, pelo contrário minha mãe conta que ela conseguiu uma carteirinha especial que lhe dava direito a sentar na frente e não precisar encarar a roleta novamente.
De acordo que tempo ia passando seu estado só piorava, passou muitos dias faltando trabalho por um problema de vesícula, fez cirurgia, voltou ao trabalho e não muito tempo depois voltou a operar novamente dessa vez pedra nos rins. Sua alimentação muito desregrada sempre acompanhada de muita gordura, açúcar e refringentes só fazia que com seu peso aumentasse e muito.
Minha mãe relata que um dos episódios mais marcantes dessa história, aconteceu no final de ano em um desses almoços de confraternização que a empresa oferece para seus colaboradores. Como é de costume, alguns colegas vão de carro para dar carona ao outro colega já que vão todos para o mesmo lugar. Nesse almoço de confraternização ela se afundou ainda mais, pois um colega de trabalho delas se recusou a dar carona para ela, argumentando que ela ocupava dois lugares em seu carro. Nesse dia ela desistiu do almoço e não foi na confraternização.
Após esse episódio ela se afundou ainda mais em sua obesidade, se isolou da sociedade ia de casa para trabalho e vice-versa. Sua única interação com o mudo era através do computador onde passava horas a fio conectada em chats de bate papo se iludindo e escondendo se do mundo.
Sua vida só começou a mudar no momento em que assistiu um vídeo na internet sobre cirurgia bariátrica, nesse vídeo tinha relato de pessoas que já tinha feito a cirurgia e quanto suas vidas havia mudado após o procedimento. Esse vídeo despertou algo de bom dentro dela, lhe causou esperança e força de vontade para sair desse processo de depressão e obesidade que ela se encontrava.
...