A Psicologia Aplicada à Saúde
Por: Leonys Badhi • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 2.843 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
ADESÃO AO TRATAMENTO.
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Psicologia aplicada à Saúde. Como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maria Beatriz Ferreira Gurian.
LEONYS BADHI SILVA
8034295
VITÓRIA-ES
2018
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional? Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio.
Para realizar essa atividade vou citar um caso de um paciente com hipertensão. Eu faria uma educação na saúde, com especial enfoque nos conceitos de adesão ao tratamento, orientando sobre os benefícios do tratamento, incluído mudanças no estilo de vida. Informações detalhadas e compreensíveis para o paciente sobre os eventuais efeitos de alguns medicamentos, cuidados e atenção particularizadas de conformidade com as necessidades. As medidas não farmacológicas são indicadas aos portadores de hipertensão. Entre essas medidas estão: a redução do consumo de álcool, o controle da obesidade, a dieta equilibrada, a redução do sal na dieta, a prática regular de atividades físicas e a cessação do tabaco. A adesão a esses hábitos de vida favorece a redução dos níveis pressóricos e contribui para a prevenção de complicações. No entanto o processo de adesão não depende unicamente do portador da doença, mas sim de todos os envolvidos nele, sendo necessária uma junção de esforços do portador da doença, dos profissionais de saúde e das instituições de saúde para melhorar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo. O aspecto indispensável é a presença do paciente nas consultas, por essas motivarem atitudes que colaboram para o controle da PA, propiciando monitoramento dos níveis pressóricos e informações que dão ao profissional de saúde e o professor de Educação Física a oportunidade de avaliar as ações relacionadas ao autocuidado.
...