A Psicologia Aplicada à Saúde
Por: Iza De jesus • 26/3/2022 • Projeto de pesquisa • 642 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
Luiza do Amor Divino de Jesus
RA: 8089798
Psicologia Aplicada à Saúde
Curso Educação Física Bacharel ou Licenciatura
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Psicologia Aplicada à Saúde, ministrado pelo professor: Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji
Batatais
2022
Descrição da atividade
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde.
Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas).
A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros
Descreva uma situação em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento. Faça sugestões, de acordo com os estudos, para a melhora da saúde do paciente/cliente.
O que você faria como profissional?
Desenvolvimento
Paciente Carlos Eduardo, 15 anos, acompanhado por sua mãe por ser menor de 18 anos vai até academia para iniciar atividade de musculação, com objetivo de ganho de massa muscular, após avaliação foi possível observar que Carlos Eduardo possuía em sua perna direita uma limitação, questionada a mãe informa que o filho possui está limitação desde o seu nascimento, mas que nunca antes havia procurado orientação, pois a mesma não parecia ser grave, porém o menor alegou sentir dores em suas pernas, principalmente na perna afetada.
Após realizado a analise física do adolescente, passei para a responsável a seguinte orientação: levar o menor a um profissional ortopedista ou fisioterapeuta, para que através de consulta e exame, a mesma pudesse comprovar que tal limitação não o impedisse realizar a pratica de musculação e se esta fosse possível após o diagnóstico o educador adaptar pra o mesmo as atividades a ser praticada.
Atendendo a orientação do educador físico, o adolescente foi encaminhado ao profissional ortopedista, que constatou através da consulta e exames de imagem que tal limitação tratava se de (PTC, pé torto congênito), uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação. Desta forma o paciente foi encaminha pra cirurgia de correção óssea em seguida ao fisioterapeuta para ara esticar o pé e o tornozelo e assim melhora a forma de caminhar amenizando também as dores relatadas e após a recuperação seria possível para esta a pratica de atividade física, que o ajudaria no condicionamento físico e fortalecimento dos membros afetados pelo (PTC), além de qualidade de vida.
...