A Psicomotricidade Jean Piaget
Por: iriamatta • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.630 Palavras (7 Páginas) • 681 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Escola de Educação Física e Desportos
GINCANA SOB A PERSPECTIVA PSICOMOTORA
Rio de Janeiro
2021
GINCANA SOB A PERSPECTIVA PSICOMOTORA
Trabalho sobre desenvolvimento psicomotor apresentado à disciplina Psicomotricidade do Departamento de Corridas da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor: Ricardo Lussac
Turma: EFC
Rio de Janeiro
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................ 4
2. PRÁTICA CORPORAL ................................................................. 4
2.1 OBJETIVO GERAL .............................................................. 4
2.2 DESENVOLVIMENTO ...................................................... 4
3. FUNÇÕES PSICOMOTORAS........................................................ 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................... 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................... 8
- INTRODUÇÃO
A Psicomotricidade é uma ciência que interliga diversos ramos de conhecimento e tem como objetivo o estudo do homem e suas relações psíquicas, motoras e cognitivas, as relacionando a partir do movimento juntamente com a capacidade de ser e se expressar do homem.
No desenvolvimento infantil, a Psicomotricidade dá-se por meio de ações educativas das práticas corporais e gestos espontâneos produzidos pelo ser e sua relação de contribuição para a formação da sua personalidade e consciência do seu corpo e de si no espaço. Ela pode ser entendida como um auxílio na consciência de si mesmo, do seu corpo e do espaço que se ocupa no mundo.
Aplicando alguns conceitos que a Psicomotricidade engloba no desenvolvimento psicomotor, esse artigo tem como objetivo explicar como este se concretiza a partir da análise das estruturas psicomotoras envolvidas em algumas atividades de Gincana.
- PRÁTICA CORPORAL
2.1 OBJETIVO GERAL
A Gincana é um conjunto de jogos e brincadeiras de uma competição destinada a pôr à prova a rapidez e a competência de equipes que tem o único objetivo de cumprir as tarefas e seguir as regras preestabelecidas pelo organizador. A Gincana promove a solidariedade por meio de atividades que estimulam a integração e a amizade. Agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e socialização estão entre as propostas da Gincana.
Mais especificamente, esse conjunto de atividades estimula a atenção, o trabalho em equipe, a criatividade, memorização, velocidade, resistência entre outras habilidades, além de estabelecer de diferentes formas o desenvolvimento das estruturas psicomotoras como coordenação motora, tônus muscular, esquema corporal, lateralidade, organização espaço-temporal, entre outras.
2.2 DESENVOLVIMENTO
Atividade 1: SEGUINDO A ORDEM
Material: 4 cartões coloridos, com instruções:
Cartão amarelo: engatinhar
Cartão verde: andar para trás
Cartão vermelho: rolar
Cartão azul: pular num pé só
Procedimento: Ao decorrer da brincadeira, com as equipes dispostas no local, o juiz irá apresentar cartões de diferentes cores com respectivas regras. Enquanto todos caminham livremente, longe de seus refúgios, um cartão é apresentado e todas as equipes devem obedecer àquela ordem de movimento onde cada um terá que voltar a seu refúgio no menor tempo. Ganha a equipe que for mais rápida.
Objetivos específicos: Trabalhar a dissociação dos movimentos ao pedir que o aluno pule em um pé só. Através de comando, o aluno dará ênfase a movimentos num único membro inferior. Ainda há a possibilidade de determinar qual perna, exigindo a lateralidade. Também na atividade 1, espera-se organização espaço-temporal, ao pedir que o aluno ande para trás e role, pois será necessário conhecimento do espaço e noção corporal.
Atividade 2: CIRCUITO
Material: baldes, pneus, túnel, bastões.
Procedimento: O circuito será um misto de corridas, saltos, rastejos, desvios e equilíbrio. Cada integrante da equipe com um pequeno balde de água na mão terá que passar, da partida até a chegada, entre quatro estações com diferentes tarefas. Da partida até a estação 1, o participante utiliza um bastão para levar seu balde, que estará no chão, até o local da estação 2 (pela alça ou empurrando, mas sem tocar no objeto). Da estação 2 até a estação 3, a tarefa é passar por dentro do túnel centopéia, carregando da melhor maneira possível seu balde. Da estação 3 para a 4, o competidor deverá percorrer um caminho pisando apenas dentro de pneus que estarão dispostos no trajeto. Da estação 4 até a linha de chegada, a tarefa é subir o obstáculo inflável pelas escadas e descer pelo seu escorrega, sempre com o balde na mão e, por fim, despejar a água do seu balde no respectivo recipiente. Ganha a equipe que tiver mais água no recipiente.
Objetivos específicos: Trabalhar a motricidade ampla ao passo que cada integrante deve carregar um balde com uma mão ao mesmo tempo que coordena seus movimentos em diferentes posições dos membros inferiores e em diferentes situações. Espera-se, também, trabalhar o equilíbrio ao carregar o balde durante as estações.
Atividade 3: CABO DE GUERRA
Material: cabo de sisal
Procedimento: Os participantes da gincana se separam em equipes com o mesmo número de competidores. Estes ficam dispostos em linha reta, seguidos ao longo do cabo; entre os dois grupos existe uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos equidistantes de seu centro. A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que o primeiro da fila cruze a linha central juntamente com o ponto respectivo daquela equipe.
...