A RELAÇÃO GRUPOS MUSCULARES E BRINCADEIRAS
Por: luiz.guerra • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO
Para o trabalho de diferentes esportes, pode-se utilizar inúmeras brincadeiras ou jogos, em um sentido de adaptação. Nas escolas brasileiras, o principal esporte trabalhado e praticado é o futebol, afinal de contas, o Brasil é mundialmente conhecido como o País do Futebol. Porém outras modalidades vem buscando seu espaço, e conseguindo.
O Basquete brasileiro já possuiu gerações campeãs, e agora apresenta um processo de reestruturação interessante. Para que esse esporte seja mais disseminado entre crianças na idade escolar é interessante que as escolas trabalhem isso com os alunos, bem como outros esportes sem muita popularidade no Brasil.
Para tal feito, a brincadeira escolhida é chamada de “Três Bolas”. Consiste em dividir em duas equipes, cada uma fica posicionada nas linhas laterais opostas, uma do lado esquerdo e uma do lado direito. E no centro da quadra, ficam 5 bolas posicionadas. Os participantes das duas equipes são enumerados igualitariamente. Quando o professor chamar um número, o alunos do número correspondente deve correr até o centro, apanhar uma bola e seguir em direção a cesta, realizando o arremesso da marca do lance livre. Aquele que acertar primeiro marca o tento e a bola que foi arremessada fica dentro do seu garrafão. E a do oponente é devolvida ao centro. A equipe que posicionar três bolas primeiro no garrafão é a vencedora. A atividade permite adaptações, caso seja a necessidade da classe ou do professor.
DESENVOLVIMENTO
Os principais movimentos dessa brincadeira escolhida são a corrida e o arremesso, um fundamento primordial na prática do basquete.
Para que o arremesso seja possível, são trabalhados, entre outros, três grupos musculares escolhidos para a explanação, são os membros inferiores, através dos músculos Vasto medial e intermediário, o músculo Vasto medial possui sua origem na Linha Intertrocantérica, e sua inserção no tendão quadricipal, através do ligamento da patela até a tuberosidade da tíbia. É importante citar que o musculo Vasto Intermediário possui igual localidade de inserção, apenas diferenciado por sua origem, que se da simplesmente na face anterior e lateral do corpo femoral, ambos os músculos trabalham de forma a garantir a extensão do joelho para que o movimento do arremesso seja produzida com uma maior precisão e eficácia.
O quadril também é ligeiramente trabalhado no arremesso de lance livre no basquetebol pois o movimento não consiste em apenas jogar a bola ao cesto, mas a didática do arremesso é imprescindível para que a execução esteja correta.
Através dos músculos chamados de Glúteo Máximo e Glúteo Mínimo. O primeiro é responsável por ações como a extensão e a rotação lateral do quadril. É originado na face externa do íleo, no cóccix e sacro, e inserido principalmente na tuberosidade glútea do fêmur. Já o Glúteo Mínimo, este possui a inserção no Trocanter maior, e é originário da asa ilíaca, possui funções de abdução da coxa e flexão do quadril.
Por fim, os membros superiores, que são os mais visíveis grupos musculares presentes no arremesso, porém, é de importância suma salientar que não é o único e que apenas a movimentação desse grupo acarretará em um erro na execução do movimento. Esse grupo é acionado através do Bíceps Braquial, musculatura responsável pela flexão do cotovelo, de origem no processo coracóide e inserção na tuberosidade radial. E consequentemente, após a flexão dos cotovelos, é aparente a extensão, possibilitada pelo tríceps braquial, que é inserido no olecrano e de três origens diferentes, na sua porção longa através do tubérculo infra-glenoidal, na porção dita medial e lateral da face posterior do úmero.
...