A Relação da psicomotricidade com o futebol nas séries iniciais
Por: Cleviocosta • 10/11/2017 • Monografia • 8.583 Palavras (35 Páginas) • 723 Visualizações
[pic 1]
Curso de Educação Física
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A Relação do Futebol com a Psicomotricidade dos Alunos
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Clevio Ferreira da Costa
Eduardo Durães
Orientador: Prof. Marcus V. R. Ferreira
Brasília-DF
2014
Clévio Ferreira da Costa
Eduardo Durães
A Relação do Futebol com a Psicomotricidade dos Alunos
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Artigo apresentado ao curso de Licenciatura em
Educação Física no Centro Universitário Planalto do
Distrito Federal, como requisito parcial para obtenção
do título de Licenciado em Educação Física.
Orientador: Prof. Marcus V. R. Ferreira
Brasília-DF
2014
Resumo
O estudo da psicomotricidade é um importante instrumento para entender o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual de um indivíduo. Na fase infantil, é importante conhecer os processos de desenvolvimento através de pesquisas e dados que auxiliam na compreensão das características psicomotoras das crianças. O futebol é uma ferramenta importante pra isso, pelo fato de ser um esporte que requer muito esforço físico, habilidade motora e agilidade, além disso, o futebol contribui para o processo de desenvolvimento cognitivo nas crianças, pois estimula o raciocínio rápido e a concentração. Sabe-se que entre os 6 e 10 anos, as crianças possuem características físicas e mentais diferentes umas das outras, e isso é percebido na prática de uma atividade esportiva, e o futebol serve como parâmetro para determinar as diferentes características psicomotoras nas crianças, através de fundamentos técnicos no futebol (passe, domínio, chute e condução de bola), e detectar se os alunos tem problemas de lateralidade, de domínio motor e de cognição. Os testes de condução de bola, chute e passe durante um bom período de tempo é fundamental para avaliar no que os alunos evoluíram nas suas coordenações e habilidades motoras, lateralidade (nessa faixa etária ocorre muito esse tipo de problema), e raciocínio durante uma partida de futebol.
Palavras-chaves: Psicomotricidade, futebol, aluno e escola
1.Introdução
"A Psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto estudar o homem através de seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo". Sabemos que num ambiente escolar é muito importante a interação entre os alunos no que se diz respeito a participação de atividades esportivas. Percebe-se que o futebol é claramente o esporte que os alunos e as alunas de 6 a 10 anos mais gostam. Se faz necessário estudar detalhadamente a influência do futebol para o desenvolvimento dos alunos, tanto psicomotor como afetivo social, isso permitirá relacionar o comportamento escolar dos alunos e a atividade esportiva nas aulas de Educação Física. ( ALVES, 2007).
Esse estudo procura determinar as causas mais importantes que levam um aluno ou aluna a desenvolver-se na psicomotricidade através da aprendizagem.(THOMPSON, 2000).
Serão bordados trabalhos metodológicos próprios para o esporte para avaliar capacidades motoras, como condicionamento físico e técnico e funções psicomotoras como concentração, equilíbrio e lateralidade. ( THOMPSON, 2000).
Outro motivo da utilização do futebol para realizar testes psicomotores é o fato de ser um esporte que requer muita movimentação dos membros superiores e inferiores durante o trabalho de condução de bola. chutes e troca de passes. É fundamental que as crianças iniciem a prática do futebol desde essa idade, de 6 a 10 anos. ( THOMPSON, 2000).
...