TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

Por:   •  19/8/2022  •  Artigo  •  4.613 Palavras (19 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE DOM ALBERTO

        

         ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PATRÍCIA  OLIVEIRA NASCIMENTO

A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

 

[pic 1]

SALTO DA DIVISA – MG

2020

A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

 

Autor[1], Patrícia Oliveira Nascimento

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – A Psicomotricidade reflete um estado da vontade, que corresponde à execução de movimentos voluntários ou involuntários e vem sendo desenvolvida na prática Pedagógica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo ensino aprendizagem. A aplicação da psicomotricidade no processo de alfabetização é fundamental para a construção de diversos conceitos que são vistos como pilares do processo de aprendizado.O trabalho tem como objetivo central abordar a importância da  psicomotricidade como ferramenta no processo de alfabetização com crianças dos anos iniciais. Trabalhando a psicomotricidade é possível abordar vários conteúdos tais como, o corpo humano e suas divisões, expressões corporais, psicomotor da criança: equilíbrio, coordenação, estruturação espaço-temporal, lateralidade, ritmo, desenvolvimento de habilidades básicas. Trabalhar a educação a partir do próprio corpo. Perceber o corpo e seus movimentos.“O brincar” no maternal, quer seja como recreação psicomotora orientada ou livremente, aponta sempre para resultados positivos para a criança. Oferece inúmeras oportunidades educativas: desenvolvimento corporal, desenvolvimento mental harmonioso, estímulo à criatividade, à socialização, à cooperação. O artigo foi construído a partir de pesquisa  bibliográfica elaborada através de uma revisão de literatura a partir de material já publicado, com buscas de artigos publicados em bases on-line de dados científicos, como o Google Acadêmico, artigos, teses e dissertações. A conclusão apontam que os professores buscam desenvolver a psicomotricidade das crianças dos anos iniciais, buscando estabelecer uma série de atividades, tanto dentro como fora de sala de aula, pois compreendermos o papel da psicomotricidade nas séries iniciais se faz necessário, primeiramente definir o que é desenvolvimento motor.

Palavras-chaves: Psicomotricidade. Alfabetização. Crianças. Anos Iniciais.

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como relevância contribuir de forma significativa para o estudo e análise sobre a psicomotricidade como ferramenta no processo de alfabetização com crianças dos anos iniciais na visão de diferentes autores.

Destacamos a importância de trabalhar a educação a partir do próprio corpo, percebendo seus movimentos e o brincar no maternal, quer seja como recreação psicomotora orientada ou livremente, aponta sempre para resultados positivos para a criança e oferece inúmeras oportunidades educativas, como desenvolvimento corporal e desenvolvimento mental.

Assim sendo, a ação psicomotora diz respeito à atuação, a partir do corpo, do psiquismo, sobretudo das funções instrumentais que faz com que um indivíduo se adapte ao meio. A psicomotricidade deve ser pensada, pois é indispensável na formação da criança, uma vez que favorece a absorção de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades diversas, promovendo, então, a imaginação, e, principalmente, as transformações de sujeito em relação ao seu objeto de aprendizagem, e, também, o desenvolvimento motor, psicológico e afetivo da criança.

Trabalhando a psicomotricidade é possível abordar vários conteúdos tais como, o corpo humano e suas divisões, expressões corporais, psicomotor da criança,  equilíbrio, coordenação, estruturação espaço-temporal, lateralidade, ritmo e desenvolvimento de habilidades básicas.

Desse modo, a abordagem metodológica é de natureza qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, que visa  contemplar de forma síntesa o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na Psicomotricidade, no sentido de  contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo educativo e oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos Pedagógicos.

Para isso o artigo foi construído a partir de pesquisa  bibliográfica elaborada através de uma revisão de literatura a partir de material já publicado, com buscas de artigos publicados em bases on-line de dados científicos, como o Google Acadêmico, artigos, teses e dissertações.

  1. CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE

Decisivamente as crianças sempre existiram independente das concepções que se tinham delas. Entrementes, com o passar dos séculos estas passaram a ser compreendidas em suas particularidades, e a demarcação de suas diferenças em relação ao adulto tornou-se uma grande vitória. A criança na sociedade atual necessita se ajustar a um vasto grau de complexidade e diversidade, assim como as constantes e rápidas modificações sociais.

De acordo Faria (1997, p.9), a criança será percebida pela sociedade de forma diversificada ao longo dos tempos, conforme as determinações das relações de produção vigentes em cada época.

Sendo assim, os anos iniciais precisa ser percebida como um período em que o ensino não pode se fundamentado somente nos conteúdos, mas, no modo como a Pedagogia pode se manter aberta à temporalidade e ao questionamento, proveniente de uma relação ativa com o mundo e com os outros. Pode-se dizer então, que atualmente a incorporação da ideia de criança ativa, capaz, construtora de saberes já é adotada em inúmeros contextos educacionais e sociais. Essa ideia se agrega com a valorização do universo infantil, com suas percepções individuais, seus prazeres particulares e sua satisfação de curta duração. A absorção de conceitos e o valor dado à criança como indivíduo tornam-se questões fundamentais nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com