Análise Científica E Crítica Liberação Miofascial
Por: John18natan • 12/6/2023 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
Fase 1 - Análise científica e crítica [liberação miofascial]
Aluno : Johnnatan Alysson Frazão Gomes - [matrícula- 23104134]
Orientador : Profª. Homero da S.N.Junior
Maio de 2023
1.Texto Corrido.
1.1 CONCEITUAÇÃO : O QUE É FÁSCIA? QUAL A SUA FUNÇÃO?
É um tecido conjuntivo do corpo . Feito de colágeno, é uma estrutura fibrosa que conecta músculos , ossos , tendões , ligamentos e sangue , apoiando e protegendo os principais grupos musculares e órgãos . É essencialmente o que nos mantém unidos , está em todo nosso corpo .
1.2 O que é liberação Miofascial ? Qual a sua relevância ?
É uma técnica de fisioterapia que alivia a tensão e dor muscular , promove o relaxamento da musculatura e ajuda a prevenir e tratar lesões . A técnica é utilizada em atletas e em diversas patologias , como retrações musculares, contraturas , tensão muscular , fibromialgia , entre outras .
A liberação miofascial é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e na recuperação pós-treino . A técnica consiste em aplicar uma pressão profunda em alguns pontos do corpo , liberando a tensão da fáscia , que é conjunto de tecido , nervos e vasos sanguíneos que envolvem cada um dos nossos músculos .
2. Específica
2.1 Referência : Liberação Miofascial melhora a flexibilidade de isquibiotibia de jovens adultos .
2.2 Autor : Bárbara Hellen Pereira , Bruna Tais Ferreira , Patrik Nepomuceno , Luíza Muller Schmitt , Ângela Cristina Ferreira da Silva , Rafael Kniphoff da Silva. [Universidade de Santa Cruz do Sul {UNISC} RS Brasil].
Referencias : Agostinho A , Leiria D , Tiago J , Pedro L e T al.
Vacuoterapia: influência no aumento da flexibilidade muscular dos isquiobitibiais.
Ano : 7 Abril de 2021 .
3. Introdução
3.1 Exercícios de alongamentos muscular , fáscia , músculos isquibiotibiais .
3.2 Métodos : Estudos quase experimental de natureza quantitativa .Os sujeitos que participaram da pesquisa foram de ambos os sexos e com faixa de entre 18 a 25 anos , que possuem encurtamento dos músculos isquiotibiais . Os acadêmicos receberam dez sessões de fisioterapia e foram randomizados em dois grupos , sendo GA- alongamento e GAL-alongamento + LM. Estes foram avaliados pré e pós intervenção do active knee extension test [AKET] e teste de sentar e alcançar [TSA].
4. Resultados
A amostra destas pesquisas foi composta por 15 indivíduos , sendo 7 [46,7 %] no GAL e 8 [53,3 %] no GA, com média de idade 21 [+ou-1,30] anos . O ganho médio de flexibilidade do GAL no AKET foi de 23,15 graus com aumento do TSA 8,7 centímetros no TSA .
Pode-se concluir , com base nos resultados do presente estudo , que a técnica de LM [ liberação miofascial ] se mostrou estatisticamente mais eficaz .
5. Analise:
A crítica da minha analise , fica em enfatizar a importância do alongamento para jovens na idade de 18 a 25 anos , no caso da juventude as pessoas nessa faixa de idade acha ineficaz o alongamento , pelo simples fato de serem jovens ou muitas das vezes não ter uma vida ativa com práticas de exercício físicos sendo que a postura corporal incorreta acarreta dores nas partes sobrecarregadas , como na maneira de sentar e caminhar . Precisa-se ter mais lembretes sobre a importância do alongamento para um estilo de vida saudável na juventude .
...