Atividades culturais
Por: Tinho sousa • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a): Valdivino Justino Dos Santos Neto
Matrícula: C142JH-3
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Questionário de Planejamento e Políticas Públicas da Educação.
DATA: 27 de Agosto de 2015
LOCAL: Universidade Paulista – Campus Marquês
CARGA HORÀRIA:
OBJETIVOS:
O objetivo dessa atividade é o aprimoramento do saber relacionando a Disciplina de Planejamento e Políticas Públicas da Educação na Educação Física.
- ANÁLISE
Questionário
Como relacionaria o conceito de planejamento segundo Ignarra (2003), com o planejamento das aulas?
Podemos relacionar o conceito de planejamento através de possíveis processos que regem um plano, programa ou projeto. Segundo o autor para qualquer projeto que iremos realizar durante nossas vidas, é preciso planejar-se bem antes, levando em conta todos os prós e os contras para realização de tal projeto.
Na educação básica também é assim, para que o professor tenha êxito na árdua missão de ensinar os conteúdos programáticos e os valores que tornarão o aluno em um cidadão responsável e questionador, precisa planejar suas aulas, atualizar-se, pois o mundo muda o tempo todo e o processo ensino-aprendizagem não pode ficar para trás, e é através do planejamento que a escola vai garantir essa atualização contínua no modo de ver e executar as atividades escolares.
O que compete ao sistema federal, estadual e municipal em relação a Educação básica?
Ao sistema federal de ensino compete:
Assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar, no Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração dos sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. Essas atribuições poderão ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior.
Ao sistema estadual de ensino compete:
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios.
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
Ao sistema municipal de ensino compete:
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
Oferecer Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Há diferenças entre o conselho estadual, municipal e federal da educação?
Dizer que a diferenças entre um conselho e outro é subjetivo, cabe a todos diálogos frequentes sempre visando a qualidade de ensino dos educandos de nosso país de maneira participativa na pratica do desenvolvimento.
...