Aula Prática I Bioquímica e Farmacologia
Por: A D A • 23/9/2021 • Relatório de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
BIOQUIMÍCA E FARMACOLOGIA
Portfólio (Aula Prática I)
Resumo apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA, ministrado pelo professora Virgínia Campos Silvestrini
Augusto Donini Akkari
8082370
Campos de Júlio MT
2021
BIOQUÍMICA
A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.
“Qualquer um que pretenda ter, mais que uma compreensão extremamente superficial da vida, em todas suas diversas manifestações, necessita da bioquímica.” –Hans Krebs-
FARMACOLOGIA
Farmacologia é a ciência que investiga os medicamentos e sua interação com os organismos vivos. É responsável pelo estudo dos mecanismos de ação dos fármacos e sua aplicação na prática clínica.
“Todas as substancias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio.” – Paracelso-
Composição do ser Humano
75% a 85% Água
10% a 15% Proteínas
2% a 3% Lipídios
1% Carboidratos
1% Ácidos Nucleicos
1% Outras substancias
BIOMOLÉCULAS
Os organismos vivos são formados por milhares de moléculas orgânicas e inorgânicas que participam da estrutura e função celular. Estas, em sua maioria, possuem ligações carbono-carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
As macromoléculas são constituídas pela união química de monômeros, formando os polímeros (subunidades repetidas de monômeros). Estas macromoléculas são formadas por reações de condensação, que requerem fornecimento energético, com perda de água (MOTTA, 2011).
PROTEÍNAS
A proteína é uma molécula grande formada por aminoácidos (pequenas moléculas). A proteína possui um papel estrutural no organismo sendo importante para a construção e reparação muscular, formação de células, tecidos, alguns hormônios e outras estruturas do corpo.
Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.
CARBOIDRATOS
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia e são a base da alimentação da maioria. São divididos em monossacarídeos (1), oligossacarídeos (2 a 20) e polissacarídeos (mais de 20). Os dissacarídeos (2) são os mais abundantes. Suas principais funções são armazenamento de energia, estrutura celular e estão presentes no DNA e RNA.
...