Avaliação do Treinamento em Idosos
Por: Millena Boechat • 14/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
FACULDADE UNA DE ITABIRA[pic 2]
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO INTERDISCIPLINAR 2A
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO DO IDOSO
Millena Boechat Asseruy Silva
ITABIRA – MG, 2019.
FACULDADE UNA DE ITABIRA[pic 3]
EDUCAÇÃO FÍSICA
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO DO IDOSO
Millena Boechat Asseruy Silva
Relatório de Visita Técnica apresentado ao módulo 2A o Curso de Educação Física da Faculdade Una de Itabira, como requisito de avaliação da disciplina Projeto Interdisciplinar 2A.
Professora: Nádia Leão
ITABIRA – MG, 2019.
SUMÁRIO[pic 4]
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
1.1 Objetivos Gerais 1
1.2 Objetivos Específicos 1
1.3 Justificativa 1
1.4 Metodologia (materiais e métodos) 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 4
3.1 Descrição da organização 4
4. DESCRIÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Durante o curso de graduação, o aluno deve ser estimulado a fazer trabalhos que lhe ajudem no desenvolvimento de habilidades no campo de sua futura atuação profissional, por meio de uma aproximação maior entre a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula. Portanto, faz-se necessária a adoção de uma atividade interdisciplinar, a qual envolverá os alunos Haloimar Henrique, Lúcio Ferreira, Millena Boechat e a professora Nádia Leão em uma mudança no processo de tomada de decisão ao encontrar problemas que aparecerão nas disciplinas envolvidas.
Estima-se que em 2050 haverá 2 milhões de idosos em todo o mundo. Como consequência desse crescente envelhecimento populacional, ampliará também o número de casos de doenças crônicas e custos hospitalares. Visto isso, nosso projeto engloba algumas estratégias para prevenção dessas condições crônicas. Pudemos observar e aprender, alguns dos cuidados físicos adaptados para idosos, que serão utilizados nas nossas futuras áreas de atuação.
Palavras-chave: Idosos, Saúde Física, Projeto Interdisciplinar
Objetivos Gerais
Os alunos participantes do projeto tiveram a oportunidade de acompanhar um treino de musculação de uma pessoa da terceira idade, juntamente com o personal trainer do próprio, com o objetivo de relacionar patologias e restrições físicas relacionadas à idade avançada.
Objetivos Específicos
Trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, é um dos focos ao se fazer musculação, principalmente no caso de idosos, onde é necessária uma atenção redobrada em todos esses quesitos, já que as entorses acontecem com uma frequência maior.
Justificativa
A musculação traz vários benefícios à saúde do idoso, além de proporcionar enrijecimento da musculatura, ajuda a melhorar a qualidade de vida, promovendo saúde e bem-estar, prevenção e tratamento de doenças ou qualquer tipo de complicação na saúde.
Podemos relacionar, por exemplo, a musculação com a disciplina de ‘’Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania’’, ao se matricular em uma academia, além de proporcionar socialização, melhora a disposição e afasta o estresse.
As disciplinas ‘’Futebol e Futsal’’, ‘’Fisiologia do Exercício’’ e ‘’Princípios e Métodos de Treinamento’’ estão diretamente relacionadas na mensuração de cargas e intensidades de exercícios que podem ser aplicadas durante o treino.
Metodologia (materiais e métodos)
A pesquisa foi feita a partir de uma observação de um treino de musculação de um idoso de 68 anos, além disso, o mesmo pôde nos dar uma entrevista, relatando suas patologias (patologias essas que são decorrentes da prática de exercícios físicos durante sua vida) e relatando também como ele e seu personal fazem para ajustar os treinos às suas restrições por causa das lesões.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
‘’A população de idosos vem crescendo de forma importante no mundo e o que parecia ser um problema dos países desenvolvidos vem se reproduzindo nos países mais pobres. A atividade física aparece como uma forma de permitir que os indivíduos mais velhos tenham mais saúde e se tornem mais independentes. Para que isso possa ocorrer, o programa de exercícios deve ser feito com segurança, habitualmente precedido de um teste ergométrico com protocolo individualizado, com programas de atividades apresentando períodos de aquecimento e relaxamento mais longos e graduais. Os benefícios são evidentes tanto na aptidão física quanto na esfera psicológica, levando essa população a maior integração na sociedade.’’
...