Bioquimica e farmacologias
Por: Douglas Martins • 8/4/2019 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Bioquímica e Farmacologia
R.A.:
CUIABÁ/MT – 2019
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
PORTFÓLIO SOBRE
Bioquímica e Farmacologia |
Atividade sobre: Importância do PH para o bom funcionamento do corpo humano, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Bioquímica e Farmacologia
Aluno (a):
R.A.:
Professor (a) /Tutor (a) a Distância:
CUIABÁ/MT – 2019
- Faça uma pesquisa sobre a importância do PH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais PHs encontramos em nossos organismo e como esses diferentes PH são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
O símbolo pH significa o potencial hidrogeniônico e consiste numa escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O valor do pH é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) numa solução e mede-se numa escala que varia entre 0 a 14, sendo o 0 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino.
No corpo humano, o funcionamento das células depende de um delicado equilíbrio químico entre os ácidos e as bases dos líquidos intracelulares e extracelulares, os chamados fluidos corporais. É de fundamental importância para a compreensão e a avaliação das perturbações do equilíbrio entre os ácidos e as bases, a forma como o organismo regula a concentração dos íons de hidrogênio.
A ingestão de alimentos e o metabolismo interno geram uma quantidade significativa de ácidos livres que precisam ser eliminados ou neutralizados para manter o pH do corpo dentro de uma faixa estreita. A produção diária de dióxido de carbono durante a respiração é a maior fonte de ácido do organismo humano e a sua eliminação é feita pelos pulmões. O restante dos ácidos do organismo são conhecidos como não voláteis, pois não podem ser removidos pelos pulmões e são excretados por via renal ou neutralizados por substâncias básicas. Os ácidos lácticos e os cetoácidos são os principais ácidos não voláteis do organismo humano. O metabolismo das proteínas também produz alguns ácidos inorgânicos, principalmente as proteínas com aminoácidos sulfurados (metionina, cisteína) que geram ácido sulfúrico após sua metabolização. O pH dos fluidos corporais resulta do equilíbrio entre estes dois grupos de substâncias, os ácidos e as bases.
No organismo humano encontramos 3 pH: Ácido, neutro e básico.
Os pH ácidos são abaixo de 7, o neutro é o valor 7 e o básico acima de 7.
Cada região do organismo humano tem um pH que é considerado adequado. Por exemplo, no estômago o pH precisa ser muito ácido para que ocorra a digestão. Se esse pH estiver ainda mais ácido do que o valor considerado normal poderá causar gastrites e se tiver mais básico do que deveria poderá causar refluxo.
Outro exemplo de pH ácido é na vagina humana. O pH deve ser ácido para matar as bactérias e não deixar que subam para o útero. Se esse pH for mais alto do que deveria, pode ser que ele não mate todas as bactérias e muitas infecções podem acontecer, como por exemplo a candidiase, que ocorre, dentre outros fatores, quanto o pH está acima do que deveria.
...