TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA GRADUAÇÃO PLENA

Por:   •  15/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA GRADUAÇÃO PLENA

1º SEMESTRE

Nome aluno - RA

ATENÇÃO É APENAS MODELO (UM NORTE PRA QUEM ESTÁ PERDIDO) FAÇAM COM SUAS PALAVRAS O TRABALHO OK !!!

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PCC

Comparativo de desenvolvimento motor - habilidades manipulativas

LOCAL

ANO

O presente relatório teve como objetivo comparar o nível de execução do desenvolvimento motor - habilidades motoras manipulativas entre dois indivíduos com idades diferentes, uma criança de 06 anos e um adolescente de 15 anos, ambos do sexo masculino, trabalhando dentro da sua corporeidade e respeitando suas limitações de acordo com a idade. Foi feito uma relação entre o movimento executado pelos participantes e os exercícios do mundo antigo. Em um suposto caso de acidente, como deve ser os procedimentos de primeiros socorros a ser adotada por um profissional de Educação Física, conforme o questionário proposto na atividade complementar PCC - Prática como Componente Curricular do 1º semestre do curso de Educação Física da Universidade Paulista – Ensino à Distância.

         A atividade avaliada e proposta para os participantes foram quicar a bola num pequeno circuito quicando a bola primeira com a mão direita, logo depois com a esquerda. Para realização do teste foi usado uma câmera de celular com 13 mega pixels, garrafas pets, 01 bola, 01 bambolê. As atividades foram avaliados com notas 01(um) à 05(cinco), sendo que 01(um) é o mínimo de domínio motor e 05 (cinco) o máximo de domínio motor para essa atividade proposta.

  1. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PARTICIPANTES DA ATIVIDADE PROPOSTA

Dentro da análise comparativa, percebem-se diferenças de desempenho entre eles, o participante de 06 anos ele tem potencial para executar a atividade, mas teve dificuldades quanto ao tempo, equilíbrio, posição das mãos e domínio com a bola. Já o participante de 15 anos ele tem potencial para executar a atividade, potencial com o tempo, equilíbrio, posição de mãos e domínio com bola.  O desenvolvimento motor da criança de 06 anos em idade pré- escolar, está na fase motora fundamental - estágio maduro, com características de fase do rápido aperfeiçoamento das formas dos movimentos e a aquisição as primeiras formas de movimento. O desenvolvimento das qualidades motoras, a velocidade desenvolve-se menos nesta idade, tem pouca força e a resistência é pequena. O desenvolvimento motor do adolescente de 15 anos em idade puberal está na fase motora especializada – estagio de utilização permanente, com característica de fase da reestruturação das habilidades e capacidades motoras.

  1. CORPOREIDADE DO INDIVÍDUO CONSIDERANDO SUA TOTALIDADE

Aproximar-se do conceito de Corporeidade é, em certo sentido, vivenciar possibilidades e conhecer-se como ser complexo e único no mundo. Ou seja, um indivíduo que é “o único capaz de testemunhar sua própria experiência, mergulhado na complexa rede de inter-relações a partir da qual constrói sua vivência singular” (FREITAS, 2004, p.51). As vivências e as aprendizagens constroem a corporeidade do sujeito, a corporeidade é a história de vida, a experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Na medida em que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. No caso da atividade proposta, foi visto que os participantes desde seus primeiros movimentos, eles necessitam de uma variedade de oportunidades para se expressar, de movimentar de praticar atividades corporais com devida instrução e respeitando seus limites e experiências de acordo com a idade cronológica de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (220.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com