Conceituação do ser humano
Por: Luciano Dias • 15/8/2015 • Relatório de pesquisa • 787 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
LUCIANO DIAS DO PRADO - RA 1138172
Bacharelado em Educação Física
CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS
Centro Universitário Claretiano
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Antropologia, Ética e Cultura como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo tutor/distância: Fernando H C de Oliveira e tutor/presencial: Raphael Sicuro Leite.
CURITIBA
2014
RESUMO
Esta atividade refere-se a conceituação do humano e suas mudanças ao longo do tempo.
Palavras-chave: Humano, história, sistema.
SUMÁRIO
1 A CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS …...…. 1
2 REFERÊNCIAS ...................................................................................... 3
1. A CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
O ser humano é diferente dos demais animais por agir com racionalidade. Tem uma grande capacidade mental e muita habilidade em adquirir conhecimentos e para desenvolver instrumentos que facilitam seu dia-a-dia, inclusive domesticando animais para ajudar em suas tarefas cotidianas.
Utilizamos também o termo humano quando queremos dar o significado de compreensivo ou tolerante, bondoso ou generoso.
Por possuir uma capacidade extraordinária de raciocínio, todos desejam conhecer o mundo em toda sua totalidade. Dessa forma o conhecimento torna-se uma fundamental para o ser humano, cada um busca conhecer aquilo que está ao seu redor.
Voltando na história vemos que essa necessidade de conhecimento é vista desde o descobrimento do fogo, a forma de construir armadilhas para que pudesse obter seu alimento e até como se abrigar para se proteger do tempo e de animais selvagens. Mais adiante vemos que esse conhecimento continua se aperfeiçoando através dos anos, onde começam a cultivar, a criar suas próprias armas, vilas, e o processo de organização começa a ganhar espaço. Surgem aqui culturas diferentes. E essa cultura que nos diferencia dos demais animais. Cada povo com seu modo de agir, pensar e acreditar.
A objetivo da cultura é construir e promover o ser humano como ser único no universo. Mostrando que ele é livre e independente para realizar suas ações, desde que essas sejam feitas de forma coerente e responsável perante a sociedade.
Porém a busca pela industrialização e pelo desenvolvimento leva a maioria dos países a concentrar-se apenas no crescimento econômico, esquecendo a qualidade de vida de sua população. O desenvolvimento humano passa por diversas fases, fases essas que não podemos explicá-las nem compreendê-las, pois esse crescimento tem sido tão rápido que apenas sentimos o peso desse crescimento em nosso dia-a-dia, criou-se um sistema onde o levantar pela manhã para trabalhar, estudar e voltar a noite apenas para dormir tornou-se rotina de milhões de pessoas. Estamos à mercê desse sistema onde precisamos parar para refletir, e perceber quais são as mudanças realmente necessárias, quais são os pontos positivos e negativos da nossa vida.
...