TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida de Rua e Seus Benefícios

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

Corrida de rua, treinamento funcional e seus benefícios

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

RESUMO

O presente estudo objetivou-se  a analisar os benefícios da corrida de rua sobre a concepção dos corredores do município de Taquara RS, e também identificar a importância da modalidade na sociedade. Ao se constatar com a concepção dos indivíduos sobre a modalidade corrida, contemplasse a importância da prática. Diante dessas constatações, observa-se que a uma satisfação na prática da corrida. De modo geral, seus benefícios irão de encontro a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, também a satisfação do bem estar físico e psicológico. Além disso, ainda se observou que há uma socialização entre os praticantes da corrida de rua, juntos compartilham experiências e situações da modalidade. Portanto, essa prática, aliada ao treinamento funcional para corredores, influencia requisitos importantes para os atletas, contribuindo na prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave: Qualidade de vida, corrida de rua, treinamento funcional, benefícios.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        Delimitação e formulação de problema        4

3        objetivos geral e específicos        4

4        justificativa        5

5        metodologia        5

6        revisão bibliográfica        6

7        CRONOGRAMA da pesquisa        6

8        resultados esperados        7

REFERÊNCIAS        7

** Após concluir o seu projeto, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao projeto, seguindo à risca as orientações do Manual de Orientações para Elaboração do Projeto de Ensino em Educação Física.

        

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, verifica-se que o termo qualidade de vida está presente e ligado diretamente à condição de vida das pessoas. Isto leva em consideração algumas áreas do indivíduo, como na saúde, no seu estado econômico, desempenho social, expectativa de vida, envelhecimento ,  BARBANTI (1990). A qualidade de vida é vista como a percepção dos indivíduos  de sua posição na vida e  no âmbito da cultura e sistema de valores no quais vive e em relação as suas metas, expectativas, padrões e ansiedades (WHOQOL, 1994) que deve ser considerada a partir da percepção individual de cada um (GILL; FEISNTEIN, 1994). Em verificação da etimologia da palavra qualidade, ela deriva de “qualis” [latim] que significa o modo de ser característico de alguma coisa, ou seja, ao se referir sobre qualidade de vida, crê-se que relata sobre algo bom e positivo (SANTIN, 2002). Dentro desta perspectiva, nota-se que os indivíduos buscam a qualidade de vida para o seu bem-estar, sendo assim, pode-se observar que isto está relacionado à saúde. A ONU (Organização Mundial da Saúde, 1992) define a saúde da população em geral, sendo completa e coletiva, não apenas pela ausência de doença ou enfermidades, mas seguindo de uma satisfação física, mental e social (SEGRE; FERRAZ, 1997). Entretanto, a ausência de saúde, liga-se à falta de atividade física, que pode acarretar em alguns tipos de risco nas pessoas. Segundo Mendes (2008) “O sedentarismo é considerado um importante fator de risco alterável para as doenças cardiovasculares (DCV)”. Em concordância Lee et al. (2012) citam que a estima-se das doenças cardiovasculares são de que 6% e os casos de diabete tipo 2, são de 7% no mundo em consequência da inatividade física. No Brasil as doenças crônicas representam 60% do total de doenças (MALTA, 2009), onde a predominância de sedentarismo no tempo livre é alta independente do grupo etário (FLORINDO, 2006). O impacto dessa relação sobre os custos com saúde é alarmante, pois ao menos um terço dos custos com doença cardíaca, câncer de cólon e osteoporose estão associados à inatividade física (GARRET et al., 2004). Para evitar esses fatores de risco, é indicado que os indivíduos iniciem a prática de atividade física regular, que pode ser executada em lugares fechados ou abertos, tais como: academias, clubes ou em parques, contribuindo de modo positivo para o individuo, além de aumentar o seu rendimento físico. E também o que o treinamento funcional pode ajudar a melhorar a performance dos corredores e diminuir a probabilidade de lesões.  

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMA

O seguinte tema realizado pelo trabalho, visa em discutir e levantar o questionamneto do estudo e pesquisa em relação a prática da corrida e treinamento funcional, se realmente é benéfico para a saúde dos praticantes dessa modalidade.

  1. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

         Objetivo Geral: O que a prática da corrida, proporciona aos praticantes dessa modalidade.

    Específicos: Conhecer os benefícios da corrida, o que os corredores buscam, qualidade de vida, amizades, performance e prevenção de doença.

  1. JUSTIFICATIVA

E na busca por um melhor desempenho, ou até mesmo, para evitar o aparecimento de lesões, os professores de educação física vem utilizando o  treinamento funcional que vem ganhando cada vez mais espaço como uma opção alternativa de fortalecimento muscular entre os atletas. Dessa maneira, o treino ajuda bastante na prevenção de lesões, além de ser um ótimo substituto para quem não gosta ou não tem tempo para as academias convencionais. Para quem está começando e pensa em provas de 5 km ou 10 km, o treino ajuda nesse ponto, ou para quem pensa em realizar uma maratona ou ultra maratona as cargas do treinamento funcional deve ser maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com