Curriculo
Por: Maike Crestani • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.923 Palavras (12 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................................4
2 OBJETIVO DO TRABALHO......................................................................................................5
3 A ESCOLA E A EXCLUSÃO.............................................................................................6
3.1 TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE EXCLUSÃO SOCIAL..................................................6
3.2 EXCLUSÃO ESCOLAR..................................................................................................7
3.3 SUPERANDO A EXCLUSÃO ESCOLAR..............................................................................9
3.4 EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS...............................................................9
3.4.1 Município de Passos/MG........................................................................................10
3.4.2 Todos ganham........................................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................................13
REFERÊNCIAS...........................................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Antes de começarmos nosso estudo, vamos responder a uma pergunta: Por que estudar as Organizações e seus modelos de gestão? Existem duas respostas para a pergunta, a primeira é óbvia: as organizações são um componente predominante na sociedade contemporânea. Com efeito, tornamo-nos uma ‘sociedade de organizações’ (PERROW,1991 apud KOETZ, 2009, p. 15). Elas estão à nossa volta. Nascemos nelas e, normalmente, morremos nelas. A duração de nossa vida tem a presença constante das organizações. É simplesmente impossível escapar delas. As organizações são tão inevitáveis quanto a morte e os impostos. Elas “absorvem a sociedade” (PERROW, 1991 apud KOETZ, p. 15).
O presente trabalho objetiva estudar determinadas ferramentas que auxiliam os gestores a aperfeiçoarem seus recursos, conflitando na tomada de decisão e dessa forma extraindo resultados que satisfaçam a demanda organizacional. As ferramentas em estudo são: Administração de Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Gestão de Projetos e Seminário VI. Veremos o conceito e a aplicabilidade de cada ferramenta no contexto empresarial.
OBJETIVO DO TRABALHO
No intuito de fornecer informações relevantes sobre a Inclusão Escolar, serão abordados os assuntos das disciplinas de Educação à Distância, Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais-Libras e Seminário da Prática I, estudadas no 1º semestre do curso de Educação física da UNOPAR. O estudo aqui apresentado com base em pesquisas bibliográficas realizadas visa discutir criticamente a questão da inclusão em suas múltiplas dimensões na escola.
A ESCOLA E A EXCLUSÃO
A exclusão social é simultaneamente um fenômeno do passado e do presente e, se não for solucionado, pertencerá também ao futuro. Recai sobre milhões de pessoas que tentam sobreviver, nas mais duras condições de vida e de trabalho. Ao longo da história, as formas de exclusão social evoluíram, tanto no que respeita às suas características como na concepção que se tem delas. Atualmente, apresenta diversas formas nos vários continentes, e dentro destes, existem também diferenças de acordo com as regiões e países. Mas a todos afeta. Da mesma forma, as medidas e os programas necessários para combatê-la foram mudando e não são os mesmos nos quatro cantos do mundo. O conjunto de atores não representa o mesmo papel neste esforço de combater e erradicar a exclusão.
TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE EXCLUSÃO SOCIAL
Alfredo Bruto da Costa autor de “Exclusões Sociais” e coordenador de “Um Olhar sobre a Pobreza”, e tem larga experiência de estudo e investigação no domínio da pobreza, tema do seu doutoramento na Universidade de Bath (Reino Unido) com tese intitulada "The Paradox of Poverty - Portugal 1980-1989” identificou cinco ordens de exclusão social: económica, social, cultural, patológica, e comportamentos autodestrutivos.
Exclusão Social de ordem econômica: este tipo de exclusão social é caracterizado pelas más condições de vida, com baixos níveis de instrução e qualificação profissional, e pelo emprego precário (ou desemprego). Trata-se da pobreza.
Exclusão Social de ordem social: exclusão ao nível dos laços sociais. Privação de relacionamento, caracterizada pelo isolamento. Pode-se dar como exemplos, os idosos e pessoas com deficiências motoras e/ou psicológicas. Este tipo de exclusão pode ser consequência de modos de vida familiar e nada tem a ver com a pobreza, a menos que esteja também vinculada ao aspecto económico.
Exclusão Social de ordem cultural: este tipo de exclusão está relacionado com fatores culturais, em fenómenos como o racismo, a xenofobia, dificuldade de integração social de minorias étnicas.
Exclusão social de ordem patológica: Situações de origem patológica do indivíduo, de natureza psicológica ou mental, podendo, neste caso, ser causa de ruptura familiar. Exemplo: doentes psiquiátricos.
Exclusão Social por comportamentos autodestrutivos: Está relacionada com os grupos de indivíduos que por uma ou outra razão se colocaram numa situação prejudicial para eles. Comportamentos relacionados com o alcoolismo, a prostituição, a droga, entre outros, o que gera a exclusão desses indivíduos. Geralmente tem origem na pobreza.
...