ESQUEMAS E SESSÕES DOS MÉTODOS GINÁSTICOS
Por: pablofelipe057 • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 192 Visualizações
ESQUEMAS E SESSÕES DOS MÉTODOS GINÁSTICOS¹.
Profª Ana Rita Lorenzini
Para Soares (1994; 1998), os métodos ginásticos apresentam finalidades semelhantes: regenerar a raça; promover a saúde; desenvolver a moral mediante o cultivo da vontade, da força, da coragem, da energia de viver servindo a pátria nas guerras e na indústria, formando o indivíduo dotado de atitudes, hábitos e valores em prol da soberania da nação.
O esquema do MÉTODO NATURAL AUSTRÍACO possui quatro partes:
1ª parte – motivação, introdução ou animação visa motivar e animar o aluno buscando aquecer a musculatura através de jogos e brincadeiras recreativas de movimentação rápida ocupando de 5 à 8 minutos do tempo da sessão;
2ª parte - formação corporal e técnica do movimento visando desenvolver os grandes grupos musculares, em particular os grupos da cintura pélvica e escapular, da coluna vertebral responsáveis pela atitude correta, e as qualidades físicas, com atividades dirigidas de forma gradativa, alternada, mediante exercitações na forma de jogo, de trabalho em dupla, grupo ou individual, com ou sem material ocupando de 15 à 20 minutos;
3ª parte - performance desportiva e destrezas visando desenvolver habilidades desportivas através de esportes individuais e coletivos, grandes jogos, danças, e destrezas gímnicas mediante saltos, corridas, lançamentos, ginástica de solo, duplas acrobáticas, exercícios em aparelhos num tempo de 20 à 25 minutos;
4ª parte - volta à calma com um relaxamento final encerrando com desfecho agradável, utilizando jogos e brincadeiras calmos, jogos sensoriais ou recreativos com pouca movimentação, comentários cívicos ou sobre regras de jogos, assuntos técnicos, num tempo de 5 à 8 minutos.
MÉTODO NATURAL AUSTRÍACO
OBJETIVO: Procurar satisfazer as necessidades de movimento através de um preparo fisiológico e psicológico, visando à melhor qualidade física, a postura, a socialização, o espírito em equipe, encorajando para competições desportivas.
I- MOTIVAÇÃO, INTRODUÇÃO OU ANIMAÇÃO
a) A Feiticeira
Formação: alunos espalhados no espaço, um deles segurando uma varinha (será a feiticeira).
Desenvolvimento: a feiticeira persegue os colegas e com um leve toque com a varinha, o tocado deverá permanecer no lugar, em posição de estátua até o fim da brincadeira. Posteriormente serão escolhidos 2 alunos para serem feiticeiras.
II- FORMAÇÃO CORPORAL E TÉCNICA DO MOVIMENTO
a) Bola aérea
Formação: 4 colunas ( uma bola para cada coluna) com médio afastamento lateral das pernas.
Desenvolvimento: o primeiro aluno segura a bola a sua frente e ao sinal do professor a bola será passada de mão em mão, por cima da cabeça até chegar no ultimo da coluna que passará a frente de sua coluna continuando a passagem da bola. O jogo termina quando o primeiro aluno ocupar seu primeiro lugar.
a.1) Após a bola será passada pelo lado em zig-zag, de um aluno para outro, o ultimo aluno da coluna passará a frente e assim sucessivamente andarão a frente. O jogo acaba quando a equipe chegar ao final da quadra.
a.2) Por ultimo a bola será passada por baixo das pernas até chegar ao último da coluna que passará a bola para o primeiro da fila. O jogo termina quando todos estiverem na sua posição inicial.
b) Imitações
Execução: ao comando do professor o aluno deverá imitar o que for solicitado pelo professor:
- o fantasma: andar levemente na ponta dos pés sem fazer barulho ( realizar de costas posteriormente);
- o anão: agachar-se e andar todo encolhido apoiando os braços no chão;
- o gigante: ficar na ponta dos pés, estender os braços e andar com passos longos;
- o soldado de chumbo: andar como corpo duro fazendo movimentos exagerados;
- a boneca de pano: andar com o corpo mole e largado à frente;
- o tigre: andar apoiando as mãos e os pés no chão imitando o andar do tigre;
- o sapo: agachados executarão saltitos e utilizarão as mãos para equilíbrio.
- o marreco: por as mãos nos quadris e agachar-se sobre as pontas dos pés andando sem perder o equilíbrio.
III- HABILIDADE DESPORTIVA E DESTREZA (PERFORMANCE)
a) “Gato e rato pelo túnel”
Formação: Em círculos, pernas em afastamento lateral.
Execução: ao centro um “rato” e fora um “gato”. Ao sinal do professor o gato entra no círculo para caçar o rato que foge, ambos passando sempre por entre as pernas dos colegas. O rato sendo caçado, o professor substitui a dupla.
b) Arco de vime
Formação: Dividem-se os jogadores em 2 grupos que formarão dois círculos. Ao centro haverá um arco (bambolê). Os jogadores permanecerão sentados, pernas flexionadas e cruzadas, e separados entre si, pela distância de 2 braços estendidos à altura dos ombros. Um jogador de cada grupo será designado pra iniciar o jogo.
Execução: O jogador inicial levanta-se sem apoiar as mãos no chão, corre em direção ao arco e fica de cócoras no interior do mesmo. Segurando-o com as 2 mãos, tira-o pela cabeça e recoloca-o no chão. Em seguida bate na mão estendida do companheiro da direita. Este ao receber a batida, repete a ação do jogo. Vence o jogo quem terminar primeiro.
IV - VOLTA À CALMA
a) Dança do xepe-xepe
Formação: em círculo em pé
Desenvolvimento: Um aluno começará a cantar e realizará e algum movimento que todos imitarão. Posteriormente mandará um colega realizar outro movimento e assim sucessivamente puxarão a fila.
Execução: A dança do xepe-xepe, a dança do xepe-xepe, a dança do xepe-xepe mandou fulano mexer as mãos.
SUPERAÇÃO DOS TRADICIONAIS MÉTODOS DA ED. FÍSICA³
Profª Ana Rita Lorenzini
Este texto visa orientar os acadêmicos, no sentido de compreender e fazer uma leitura da Ginástica, confrontando-a num percurso histórico.
A Pedagogia concretiza-se no âmbito da Didática, da Prática de Ensino, dos Métodos de Ensino. Este último, para o Coletivo de Autores (1992), Freire (1996) e para Kunz (1999), sempre se movimenta num espaço que vai do instrumento de opressão e coação do professor até o campo da liberdade do aluno se expressar e criar, estando em condições favoráveis.
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